Porsche de 1898 é encontrado na Áustria

Veículo foi o primeiro projetado por Ferdinand Porsche, fundador da famosa marca

P1, o primeiro Porsche | Imagem: Porsche

Muitos consideram que o primeiro carro da Porsche é o modelo 356, lançado em 1948. No entanto, as raízes da montadora são muito mais antigas do que se pensa, especialmente após um achado recém-apresentado no museu da marca, na Alemanha. A fabricante encontrou o primeiro veículo projetado por Ferdinand Porsche, o fundador da empresa, uma espécie de carruagem com motor elétrico construída em 1898 e que na época recebeu o nome “Egger-Lohner C.2 Phaeton”.

O veículo, porém, está sendo chamado pela montadora de “P1”, inscrição que foi encontrada tralhada em diversas peças da raridade e que pode ser interpretada como “Porsche Número 1”.

Fabricado por Ferdinand Porsche, o veículo está entre os primeiros do gênero registrados em território austríaco e foi encontrado em um armazém na Áustria, onde repousava intocado desde 1902 com a carroceria já consumida pelo tempo, mas com o chassi intacto. Apenas quatro unidades foram produzidas e o modelo que a fabricante encontrou é justamente o primeiro da série.

Veja mais: Conheça o 918 Spyder, o Porsche mais rápido da história

O motor elétrico, localizado na traseira do veículo (posição que até hoje é repetida nos carros da Porsche), pesava 130 kg e gerava 3 cv em condições normais ou 5 cv com um sistema de sobrecarga. Com força máxima, o P1 podia alcançar até 35 km/h e suas baterias rendiam um alcance de 80 km, superior a muitos carros com motor a gasolina no final do século XVIIII.

Entre os episódios envolvendo o carro está o fato dele ter vencido uma corrida de 40 quilômetros em 1899, na qual metade dos 28 participantes não completaram a prova.

A primeira criação de Ferdinand está exposta com uma carroceria de acrílico, que deixa à mostra o chassi original do veículo. A fabricante, contudo, pretende restaurar o carro por inteiro em breve.