Por R$ 649 mil, Porsche confirma novo Panamera 2021 para o Brasil
Esportivo de quatro portas da marca alemã receberá facelift visto na Europa. Inicialmente, apenas versão híbrida virá
O Porsche Panamera está à venda internacionalmente e, recentemente, passou por um facelift. A novidade, oferecida na Europa como linha 2021, acaba de ser confirmada também para o mercado brasileiro. Enquanto as alterações são válidas para os modelos standard, Sport Turismo (perua) e Executive (entre-eixos alongado), nem todas as configurações estarão disponíveis por aqui em um primeiro momento.
Para o mercado brasileiro, a operação nacional da Porsche importará inicialmente apenas a versão 4S E-Hybrid para o sedã com carroceria standard. Com previsão de chegar ao Brasil apenas no início do ano que vem, tal configuração será comercializada por aqui por R$ 649.000. No entanto, outras configurações devem ser apresentadas também.
Entre as mudanças que o carro sofreu globalmente, o Porsche Panamera recebeu um novo para-choque dianteiro em conjunto com o opcional Sport Design. A peça traz detalhes mais destacados e visual mais horizontalizado, agregando as luzes diurnas de LED repaginadas. Na traseira, as lanternas foram redesenhadas e passam a contar com filete único de iluminação de ponta a ponta, como acontece com o atual 911. As rodas, que podem ser de 20 ou 21 polegadas, contam agora com três novas opções de desenho.
Por dentro, a Porsche atualizou o sistema de entretenimento do Panamera 2021. O sistema de comandos por voz Voice Pilot foi incluso, assim como a leitura de sinais de trânsito. A central multimídia permanece oferecendo compatibilidade apenas com o Apple Car Play, mas a funcionalidade agora dispensa o uso de cabos. Também foi incluso o pacote InnoDrive, com controle de cruzeiro adaptativo, visão noturna, assistente de mudança de faixa, faróis de LED e sistema de câmeras com visão 360 graus.
A antiga versão Panamera 4 E-Hybrid passou por alterações, chamando-se agora Panamera 4S E-Hybrid, exatamente a que virá ao Brasil. Agora, o motor 2.9 V6 biturbo em conjunto com um propulsor elétrico passa a entregar 560 cv no lugar dos 462 cv de até então. Híbrido plugável, a versão teve o alcance do modo 100% elétrico otimizado em cerca de 30%, tendo autonomia de 54 km. O PASM (Porsche Active Suspension Management), foi revisado, assim como o PDCC Sport (Porsche Dynamic Chassis Control Sport), melhorando o acerto da direção e o comportamento dinâmico do carro. Nos R$ 649.000 pedidos pela versão, a Porsche já engloba o custo da instalação do carregador (wall box) para o cliente.