Porsche Cayenne pode ganhar uma variante cupê
Novidade pode ser revelada em 2019; confira algumas projeções
Rumores levantados recentemente pela mídia especializada europeia apontam como certa uma inédita variante cupê para um dos modelos mais bem-sucedidos da Porsche, o Cayenne. Lançado em 2002 como uma aposta ousada da marca no segmento de SUVs grandes, o Cayenne mostra alguns anos depois que foi uma aposta certeira da Porsche, sendo que o utilitário esportivo até mesmo levou algumas marcas do mesmo nível da Porsche a investirem no segmento. Beneficiado por pertencer ao grupo Volkswagen, o Cayenne toma emprestado algumas tecnologias do conglomerado como a plataforma do Volkswagen Touareg e do Audi Q7, além dos motores da linha 911. O Cayenne, aliás, foi o primeiro SUV da marca a utilizar um motor V8, propulsor que não era usado desde o Porsche 928.
Atualmente com várias opções de motores e versões, dentre elas a esportiva GTS, híbrida, dentre outras, o Cayenne construiu ao longo desses 16 anos uma imagem sólida no mercado de SUVs. Se antes as pessoas torciam o nariz para um SUV sob a alcunha da Porsche, hoje marcas mais tradicionais como a Bentley, Rolls-Royce e até a Lamborghini tem seus representantes, no caso o Bentayga, Cullinan e Urus, respectivamente, querendo abocanhar uma fatia desse mercado tão promissor. Dentro da própria Porsche, o Cayenne deu frutos, como o compacto Macan, de porte mais comedido e ares mais urbanos.
Voltando para o Cayenne, suas linhas arrojadas e bem esculpidas evocaram o desejo dos designers da Porsche por entrar em um tipo de carroceria que caiu no gosto do público mais endinheirado, no caso os “SUVs-cupê”. Para atuar com competência na categoria, o eventual Cayenne cupê deverá sair do papel.
O modelo, ainda sem nome definido e por enquanto sem imagem oficial, será o representante da Porsche para concorrer com Mercedes-Benz GLE Coupé, BMW X6 e o recém-apresentado Audi Q8. Lembrando que o BMW X6 foi quem puxou essa fila há quase 10 anos, sendo que na época chamada a atenção ao misturar o porte de um SUV grande, no caso um X5, com o aspecto de um cupê como o Série 6. Essa mistura de estilos também fez com que puristas torcessem seus narizes, mas, hoje em dia, todos querem um X6 pra chamar de seu e o modelo virou símbolo de status. E como a Porsche não esta para brincadeira, fontes dizem que o inédito Cayenne cupê já roda camuflado na Europa e deve ser lançado por lá no último trimestre de 2019, já como linha 2020, aproveitando muito da plataforma do Cayenne tradicional, inclusive seus motores. Não há por enquanto quaisquer informações de preços, mas especula-se que fiquem na mesma faixa do BMW X6 e do Mercedes-Benz GLE Coupé.