Porsche apresenta o novo 911 Targa

Nova geração do esportivo que mescla conversível e cupê é apresentada no mercado europeu sempre com tração integral
Porsche 911 Targa 4S

Porsche 911 Targa 4S | Imagem: Divulgação

A Porsche divulgou os primeiros detalhes da nova geração do 911 Targa, que deve chegar às lojas européias da marca em breve, mas ainda não teve os preços definidos. O que se sabe até o momento é que o modelo, que mescla as características dos conversíveis e dos cupês, será oferecido em duas configurações: Targa 4 e Targa 4S.

Isso significa que esse novo 911 Targa será vendido sempre com tração integral, não mais com tração traseira, como ocorre com o 911 cupê em configurações de entrada. Visualmente e na cabine, a novidade chega à geração 992 do esportivo e mostra o mesmo visual por dentro e por fora a exemplo das outras carrocerias já apresentadas.

O motor é mesmo para ambos: 3.0 de seis cilindros contrapostos e sobrealimentado por turbo. No 911 Targa 4, ele entrega 385 cv de potência e 45,9 kgfm de torque. Para o Targa 4S, a potência sobe para 450 cv enquanto o torque chega a 54 kgfm. A transmissão de série é a PDK, automatizada de dupla embreagem com oito velocidades, para ambos. No entanto, a versão 4S pode ter como opcional sem custo o câmbio manual de sete velocidades em conjunto com o pacote Sport Chrono.

Entre os novos equipamentos introduzidos para o 911 Targa 992 estão o PASM, sistema de suspensão adaptativa da Porsche, e mecanismo para levantar a parte frontal do carro, melhorando o vão livre em relação ao solo do carro para vencer obstáculos como valetas e lombadas. Até mesmo o controle de cruzeiro adaptativo tem novidades, podendo agora usar a navegação por GPS para preparar o carro para mudanças de altitude e topografia com três quilômetros de antecedência.

Em termos de perfomance, o novo Porsche 911 Targa 4 acelera de 0 a 100 km/h em 4,2 segundos, com velocidade máxima declarada de 289 km/h. Já o Targa 4S, mais potente, cumpre a aceleração partindo da imobilidade em 3,6 segundos (com o câmbio PDK) e a máxima chega a 304 km/h. Falando em tempos, a capota de lona do Targa leva 19 segundos para abrir ou fechar.

 

Thiago Moreno

Thiago é jornalista do setor automobilístico desde 2008 e possui pós-graduação em Gestão Automotiva