Porsche 911 Carrera 4S estará no Salão
Versão com tração nas quatro rodas será uma das atrações da marca no Salão do Automóvel de São Paulo, em outubro
O lançamento mundial do novo Porsche 911 Carrera com tração nas quatro rodas será no Salão de Paris, que começa no dia 29 de setembro, mas o Brasil vai ser um dos primeiros países a conhecer o modelo. A versão com tração nas quatro rodas se junta ao Carrera e Carrera S (tração traseira) na nova geração "991" e será, ao lado do novo Boxster, uma das atrações da Porsche no Salão do Automóvel de São Paulo, no final de outubro.
Segundo a montadora, o 911 Carrera 4S une o desempenho e eficiência energética da nova geração do 911 Carrera aos benefícios dinâmicos da versão mais recente do sistema de tração integral ativo PTM (Porsche Traction Management).
Leia também: Salão de São Paulo terá test-drive
O novo 911 com tração integral chegará com duas configurações de carroceria - cupê e conversível. Além do Carrera 4S, a Porsche colocará no mercado o Carrera 4, que por enquanto não será trazido para o Brasil. As configurações de suspensão, motores e caixas de câmbio são idênticas às das versões com tração traseira. Mudam somente os itens referentes à tração integral. Mesmo com desempenho melhor, o consumo de combustível diminuiu 16% em relação à geração anterior, de acordo com a Porsche. Além disso, dependendo da versão, o novo 911 com tração integral pode pesar 65 kg a menos que na geração anterior.
As identificações mais visíveis do 911 com tração nas quatro rodas ainda estão na traseira. Cada compartimento de roda é 22 mm mais largo que nos 911 Carrera com tração nas rodas traseiras e os pneus têm 10 mm a mais de largura. A faixa de luz vermelha tradicional que conecta as duas lanternas conta agora com novo formato.
Câmbio
O novo 911 Carrera 4S pode ter duas opções de câmbio: automático PDK ou manual, ambos com sete velocidades. O motor boxer (seis cilindros contrapostos) do Carrera 4S, com 3,8 litros e 400 cv de potência, permite acelerar de zero a 100 km/h em 4,1 segundos (no Cabriolet, 4,3 segundos) e atingir velocidade máxima de 299 km/h (no Cabriolet, 296 km/h).
O consumo de combustível com o PDK é de 10,9 km/l (CO2 de 215 g/km) para o cupê e de 10,8 km/l (CO2 de 217 g/km) para o Cabriolet. Nos 911 Carrera 4, equipados com motor de 3,4 litros e 350 cv, o "zero a 100" é feito em 4,5 segundos (4,7 no Cabriolet), a velocidade máxima é de 285 km/h (282 km/h no Cabriolet), o consumo fica em 11,6 km/l (11,4 km/l no Cabriolet) e as emissões em 203 g/km no cupê e 205 g/km no Cabriolet.
Um novo menu no painel de instrumentos do 911 Carrera 4S informa ao motorista de que maneira a tração nas quatro rodas está distribuindo a potência do motor naquele momento. Juntamente com o lançamento dos modelos do 911 Carrera com tração nas quatro rodas, a Porsche está apresentando o equipamento opcional de piloto automático adaptativo (Adaptive Cruise Control, ACC) em todas as versões.
O ACC controla a distância do carro à frente e a velocidade do carro. Quando encomendado com o PDK, o sistema ACC acrescenta a função de segurança de proteção ativa da Porsche (Porsche Active Safe), que ajuda a evitar colisões na dianteira. Para as versões cupê, a Porsche oferece um novo teto solar com vidro deslizante. Dirigir os carros 911 com uma caixa de câmbio manual e o pacote Sport Chrono pode agora ser ainda mais esportivo: no modo Sport Plus, o sistema automaticamente realiza o desengate duplo ao passar para um marcha mais forte.
A geração anterior desses modelos teve 24.000 unidades comercializadas desde 2008. Isso representa participação de 34% nas vendas totais dos modelos "997" de segunda geração.