Por R$ 60 mil: veja as principais dicas antes de comprar a Renault Duster Oroch usada

Modelo inaugurou o segmento das picapes intermediárias e trouxe a Fiat Toro para a briga
Renault Oroch 2016

Renault Oroch 2016 | Imagem: Divulgação

Com o valor médio de R$ 60 mil, você já pode comprar a Renault Duster Oroch responsável por estrear o segmento das picapes intermediárias. Com o valor até 13,5% abaixo da tabela da Fipe, é possível encontrar boas ofertas e modelos em excelentes condições. O utilitário virou realidade a partir do final de 2015 e trouxe na bagagem a união das melhores características das picapes compactas e as médias.

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Derivada do SUV compacto da Renault que leva seu nome, a Duster Oroch chegou com duas opções de motorização e só com cabine dupla e quatro portas: a flexível 1.6 16V (110/115 cv e 15,1/15,9 kgfm) e câmbio manual de cinco marchas, disponível para a Expression e Dynamique e a 2.0 16V (143/148 cv, 20,2/20,9 kgfm) com transmissão manual de seis velocidades, ofertada para a Dynamique. 

Desde a versão de entrada, o utilitário já traz  airbag duplo e freios com ABS, direção hidráulica, travas e vidros elétricos, volante com regulagem da altura, ar-condicionado, rodas aro 16 polegadas de liga leve, alerta sonoro de luzes acesas, rádio CD/MP3 com saída USB e conexão Bluetooth, mas retrovisores externos elétricos e faróis de neblina eram opcionais.

Já a Dynamique acrescenta sistema de navegação com tela do tipo "touch screen", rodas de alumínio aro 16 polegadas, controlador de velocidade de cruzeiro (vulgo piloto automático) com limitador de velocidade,  sensor de estacionamento, volante com acabamento em couro, computador de bordo, indicador de temperatura externa entre outros. À parte, o cliente podia escolher bancos em couro, protetor com faróis adicionais, capota marítima e protetor do vidro traseiro.

Com a chegada de sua principal rival Fiat Toro no início de 2016, mais tarde a Renault  incorporou algumas melhorias à sua picape como a caixa automática de quatro marchas, oferecida à parte para a topo de linha com motor 2.0 16V e direção eletrohidráulica de série todas as versões da picape, em substituição à hidráulica. 

A linha 2017 também ficou marcada pela chegada do novo motor 1.6 SCe (Smart Control Efficiency) que passaram a render 120/118 cv de e 16,2 kgfm de torque, que ficou até 16% mais econômico, segundo a Renault. Outra novidade foi a chegada da Express, uma opção mais pelada e voltada para o trabalho.  Visualmente, era desprovida de santantonio, alargadores de para-lamas, rack de teto, capota marítima, parachoques pintados e rodas de liga. Já o ar-condicionado e os vidros elétricos eram oferecidos só como opcionais.

Em 2022, o utilitário médio foi reestilizado e junto a essa mudança, passou a ser oferecido só com com o propulsor turbinado TCe (Turbo Control Efficiency) 1.3 turbo de 170/162 cv dos SUVs Captur e Duster. Segundo a Renault, houve uma redução de até 1,8% no consumo, se comparado com o modelo anterior. Mais equipada, a Oroch passou a vir de série para todas as versões (Pro, Intense e Outsider) com controle de estabilidade (ESP), controle de tração (TCS), sistema anti-capotamento (RMI), assistente de partida em rampas (HSA) e câmbio manual de seis marchas (CVT que simula oito marchas).


PONTOS QUE MERECEM ATENÇÃO

Renault Oroch 2016
Renault Oroch já vem com central multimídia e volante multifuncional  nas  versões mais equipadas
Imagem: Divulgação
  • Isolamento acústico

A ineficiência do isolamento acústico que acomete não só as forrações de porta, mas também do painel tem gerado várias insatisfações por conta do barulho gerado. 

Por isso, a dica é levar em uma oficina especializada em eliminar rangidos e, dependendo do orçamento, pedir um desconto no valor do carro.

  • Capota marítima

A capota marítima é um acessório muito exigido pelos donos de picapes, pois além de inibir a ação de ladrões, protege contra chuva, sol, poeira, sujeira entre outros inconvenientes. No entanto, muitos proprietários reclamam da falta de isolamento, como é o caso de um cliente de Colombo (PR) que publicou no site Reclame Aqui a sua insatisfação sobre este e outros problemas. Cansado de ter de ir a várias autorizadas e sem solução, em réplica a resposta padrão da montadora, ele decidiu vender a sua Oroch.

  • Ar-condicionado

Além de ruídos, não são poucas as queixas da ineficiência deste sistema de resfriamento como exemplo de um cliente de Bernardino de Campos (SP) que possui uma Oroch 2022/2023, portanto um veículo novo. Ele fez a publicação no site Reclame Aqui em janeiro de 2023 e, em nota, a Renault trocou a peça - sem explicar exatamente qual - defeituosa.

  • Câmbio

No caso dos modelos equipados com a caixa manual, as reclamações mais comuns são de engates difíceis e imprecisos, cujo problema estaria no trambulador. Outros afirmam que precisaram trocar o conjunto de platô e embreagem em unidades novas e com baixa quilometragem. Já os CVTs, a reclamação vem de trepidações e trancos nas trocas, sendo que alguns proprietários afirmaram ter gasto mais de R$ 55 mil na troca da caixa.   

  • Recalls

Confira se a unidade que for comprar já passou pelos recalls dos seguintes itens: troca dos parafusos de fixação do eixo traseiro e berço dianteiro do motor, mangueira da direção hidráulica, vedação do servo freio, airbag do motorista, orifício do compartimento de alimentação do óleo do motor e cilindro da ignição. Em caso de dúvidas, entre em contato através dos diversos canais e redes sociais da Renault. Vale lembrar que o serviço é gratuito.

 

MELHORES E PIORES UNIDADES PARA COMPRAR

Renault Oroch 2016
Renault Oroch é mais usada como utilitário para trabalho com boa capacidade de carga e robustez
Imagem: Divulgação

A Duster Oroch que mais tarde passou a ser denominada apenas pelo segundo nome tem muitas qualidades como robustez, espaço de sobra, posição elevada de dirigir, conforto, só para citar algumas delas.

Evite a compra da versão Express sem ar-condicionado que tende a ter maior desvalorização e difícil revenda. Voltada para o trabalho, essas variantes costumam estar mais maltratadas e geralmente com uma série de problemas como rangidos por toda a parte, tampas de caçamba amassadas e arranhadas, suspensão cansada e por aí vai.

Mesmo com valores tentadores, prefira os modelos mais equipados como a Expression e Dynamique que oferecem melhores custos-benefícios. Os preços praticados para a 1.6 16V Expression dos primeiros anos de fabricação saem na faixa de R$ 60 mil enquanto que a 2.0 Dynamique, R$ 70 mil.  

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