Por R$ 145 mil, qual 0 km é melhor? Renault Duster Iconic 1.6 CVT ou Kwid E-Tech?

SUV tem melhor espaço interno da categoria e o hatch elétrico não gasta combustível e está isento de rodízio em SP
Por quase o mesmo preço é possível levar um Duster topo de linha ou um Kwid elétrico, vendido em versão única  no Brasil

Por quase o mesmo preço é possível levar um Duster topo de linha ou um Kwid elétrico, vendido em versão única no Brasil | Imagem: Divulgação

Partindo do princípio de que você tem R$ 145 mil, suficiente para levar um dos carros da Renault, Duster Iconic 1.6 CVT ou Kwid E-Tech, já deduzido o licenciamento, imposto e seguro. Qual se encaixa melhor nos seus gostos e necessidades?

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O Renault Duster foi lançado no Brasil em 2011 para rivalizar com o Ford EcoSport que reinava sozinho no segmento. Assim como acontecia com este que utiliza a base do Fiesta, o Duster aproveitou a plataforma da dupla Sandero/Logan. O grande trunfo do SUV da Renault, no entanto, estava nos seus predicados: excelente vão livre do solo, robustez, elevada posição de dirigir e o melhor de tudo, espaço interno privilegiado.

Com entre-eixos de 2,67 m, ele possibilita melhor acomodação para as pernas dos passageiros mais altos que viajam no assento traseiro. Já o 1,69 m de altura contribui para que a cabeça dos ocupantes mais altos não encoste no teto. Outro exemplo claro está no volume do porta-malas de 475 litros - considerando que estamos falando de um SUV de 4,31 m de comprimento total, maior que o dos concorrentes Nissan Kicks (432 litros), Hyundai Creta (431 litros), VW T-Cross (373 litros) e Chevrolet Tracker (306 litros). Veja um comparativo que fizemos com os SUVs.

Atualmente, a gama Duster conta com duas opções de motor, mas só a combustão. Estamos falando da 1.3 turbo flex de quatro cilindros (TCe) com 170/162 cv e 27,5 kgfm e câmbio CVT com simulação de oito marchas e que custa a partir de R$ 150.640 na versão Iconic. Essa mesma configuração também tem a opção do propulsor 1.6 aspirado de quatro cilindros (120/118 cv e 16,2 kgfm), mas no caso a caixa de transmissão é do tipo CVT que simula seis velocidades. É essa a opção que tem preço similar ao Kwid E-Tech.

Renault Duster 2021
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Imagem: Divulgação

Baseado na opção a combustão, o hatch elétrico da Renault foi importado da China para o nosso mercado em 2022 e está entre os veículos elétricos mais baratos do Brasil. Custando R$ 139.990, só perde para os rivais JAC E-JS1 (R$ 126.900) e Caoa Chery iCar (R$ 119.990). Em compensação, se deve em valores, o hatch 100% elétrico da Renault entrega mais espaço comparado aos seus concorrentes.

Projetado para ser rodado no ciclo urbano, o modelo traz as seguintes dimensões: 3,73 m de comprimento, 1,77 m de largura, 1,50 m de altura e 2,42 m de entre-eixos. Com isso, ele é homologado para até quatro ocupantes, diferentemente da variante a combustão que comporta cinco pessoas. De qualquer forma, é um carro pensado para trajetos curtos. Nos mais longos, se arriscar, pode ter uma decepção por conta do espaço diminuto. Já o porta-malas tem os mesmos 290 litros do modelo convencional, sendo bom argumento de vendas na decisão de compra por ele. O Caoa Chery iCar tem só 100 litros de capacidade e o JAC E-JS1, 121 litros. 

Segundo a Renault, o Kwid E-Tech conta com motor 100% elétrico de 48 kW (65 cv). Contando com uma bateria de íon-lítio de 27 kWh, a autonomia do hatch é de 185 km pelo padrão Inmetro, considerado o mais rigoroso, mas sobe para 265 km em ciclo combinado pelo ciclo WLTP.

Para carregá-lo, pode ser feito através de uma tomada doméstica, no qual é capaz de recuperar os 190 km de autonomia em 9 horas. Já para “resgatar” o mesmo alcance, em uma estação de carregamento rápido, são necessários 40 minutos, enquanto usando um carregador do tipo Wallbox de 7 kW o tempo é de 2 horas e 50 minutos (15% a 80% do estado de carga).


O que cada modelo oferece em termos de equipamento?

Renault Kwid 2023
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Imagem: Divulgação

Apesar do Renault Duster Iconic 1.6 CVT e Kwid E-Tech terem preços bem próximos, é claro que cada um tem a sua proposta e vantagens, e isso quem vai decidir é você na hora de “assinar o cheque”.

O Duster, por exemplo, traz inúmeros itens de conforto e conveniência atrelado ao excelente espaço interno como já citamos anteriormente. Em termos de equipamentos, a Iconic 1.6 CVT traz: multimídia Displaylink 8" com espelhamento sem fio, vidros traseiros com função one touch e sistema antiesmagamento, banco do motorista com regulagem de altura, volante com regulagem de altura e profundidade, controlador de velocidade de cruzeiro (piloto automático) com limitador de velocidade.

Há também direção elétrica, ar-condicionado digital e automático, faróis de neblina, além da função Eco Mode e Stop Start que otimizam o consumo de combustível. Por falar nisso, dados do Inmetro trazem os seguintes números: 7,2 km/l na cidade e 8,1 km/l na estrada rodando com etanol e 10,5 km/l na cidade e 11,5 km/l na estrada, abastecido com gasolina.

O Kwid E-Tech, por sua vez, só é vendido em versão única  - sem nomenclatura - e traz de série: ar-condicionado manual, banco traseiro rebatível, monitoramento da pressão dos pneus (TPMS), seis airbags (dois frontais, dois laterais e dois do tipo cortina) - no Duster são apenas dois, motorista e passageiro - , assistente de frenagem de emergência, limitador de velocidade, controle de estabilidade, luzes de circulação diurna em LED (DRL), câmera de ré, central multimídia com tela sensível ao toque de sete polegadas, compatível com sistemas Android Auto e Apple CarPlay, entre outras vastas comodidades. 

Além disso, comprando o hatch elétrico, você conta com a vantagem do baixíssimo nível de ruídos e com as regalias de isenção de IPVA ou com o rodízio, já que, por lei,  carros com tecnologia elétrica são isentos. 

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