Por R$ 120 mil, qual 0 km escolher? O SUV Hyundai Creta ou o sedã HB20S?
SUV é da primeira geração na única versão disponível 1.6 Action; e o sedã vem na opção 1.0 Turbo Platinum Safety
Com o limite de verba de R$ 120 mil, as opções, principalmente no segmento dos SUVs, são poucas. No entanto, a Hyundai ainda oferece o “antigo” Creta Action que convive com o atual modelo Creta Nova Geração, mas este sai por R$ 135.390 na Comfort.
VEJA TAMBÉM:
- Hyundai HB20 Platinum Plus: versão mais equipada do hatch vale a pena?
- Hyundai Creta Comfort Plus ganha nova grade frontal na linha 2024
Além dos SUVs, outra configuração bastante desejada é a dos sedãs. Para isso, a marca sul-coreana tem o HB20S que no ano passado - já como linha 2023 - ganhou a sua primeira e reestilização.
Além do porte que no Creta é notória a privilegiada posição de dirigir elevada, nele o motorista encontra bom espaço para os cinco ocupantes, principalmente atrás, onde as pernas dos passageiros traseiros ficam mais folgadas, por conta do túnel central mais baixo. Outra grande vantagem deste SUV está no ângulo de ataque e saída favorável, ou seja, aquelas inevitáveis raspadas em valetas, lombadas ou entradas de vagas de prédio ou supermercados mais íngremes. No caso do HB20S, por exemplo, é preciso mais atenção para não danificar os para-choques, dependendo da rampa, por exemplo.
Falando ainda no espaço, o Creta conta com 4,29 m de comprimento, 1,78 m de largura, 1,63 m de altura e 2,59 m de distância de entre-eixos, o que faz dele um SUV fácil de ser estacionado, mesmo nas vagas mais apertadas. Já o porta-malas comporta bons 431 litros, suficiente para uma família com quatro integrantes.
Na questão da motorização, o Action traz o velho motor Gamma 1.6 com quatro cilindros que rende 130 cv rodando com etanol e 123 cv caso resolva abastecer com gasolina - só com câmbio automático de seis marchas. É um motor ágil e suficiente para não passar vergonha, considerando que estamos falando de um SUV relativamente pesado, com 1.359 kg. Isso é sentido na aceleração de zero a 100 km/h. São longos 12 segundos. Já a velocidade final é de suficientes 172 km/h, segundo a Hyundai.
Mas o que realmente “pesa” na hora de fazer as contas é o consumo de combustível. Só para você ter uma ideia, abastecendo só com etanol e rodando apenas no perímetro urbano, é possível fazer só 6,8 km/l. Já no ciclo rodoviário, 8,1 km/l. Os dados são do Inmetro. Já se encher o tanque com gasolina, os números são um pouco mais animadores. Na cidade, faz 9,8 km/l e na estrada 11,7 km/l.
No caso do sedã HB20S, o conforto se volta para o motorista e passageiro da frente. Mesmo com a chegada da segunda geração do modelo, em 2019, o espaço atrás continuava precário para pessoas de maior estatura que sofrem com a cabeça roçando no teto e dos joelhos tocando os bancos da frente. Comparando as duas gerações, o HB20S ganhou 3 cm no comprimento (4,26 m), 2 cm no entre-eixos (2,53 cm) e 2 cm na largura (1,72 m). Em contrapartida, a altura permaneceu com 1,47 m.
No conjunto motriz, em 2021, o novo HB20S teve o antigo propulsor Gamma 1.6 - que equipa o referido Creta Action - substituído pelo Kappa 1.0 turbo flex cuja promessa da Hyundai foi de oferecer mais desempenho com menor consumo. Dotado de injeção direta, turbo compressor e intercooler, esta unidade rende até 120 cv, independente do tipo de combustível. Já o torque ficou em 17,5 kgfm despejados já nas 1.500 rpm. Só para efeito de comparação, no antigo motor, são de 16,5 kgfm (etanol) e 16 kgfm (gasolina), cuja força só era sentida a partir dos 4.500 rpm.
A agilidade do turbo pode ser sentida na prática através do desempenho de 0 a 100 km/h e na velocidade final: 10,7 segundos e 191 km/h, respectivamente.
Considerando os números do Inmetro, no consumo o sedã faz 8,3 km/l na cidade e 9,9 km/l na estrada, abastecido com etanol. Com gasolina, por sua vez, ficou em 11,6 km/l na cidade e 14,3 km/l na estrada.
Mas o que cada um tem a oferecer de vantagens?
Começando pelo Creta Action, além de só contar com o motor 1.6, ele traz de série rodas de liga leve de 16 polegadas (diamantada de 16 polegadas no HB20S Platinum Safety), faróis de neblina dianteiros, controlador de velocidade de cruzeiro (erroneamente chamado de piloto automático) com controle no volante (com limitador de velocidade no HB20S Platinum Safety), sistema Stop & Go de parada e partida automática do motor e monitoramento de pressão dos pneus (TPMS) entre outros mimos.
No caso do HB20S na versão mais completa Platinum Safety são de série os seguintes equipamentos: pacote Smartsense com Assistente de Permanência e Centralização em Faixa, Sistema de Frenagem Autônomo, Farol Alto Adaptativo e Detector de Fadiga, bancos de couro perfurado na cor cinza, painel de instrumentos digital, alerta de presença no banco traseiro (ROA), detector de fadiga (DAW), seis airbags (dois frontais, dois laterais e dois de cortina) - no Creta Action, são apenas dois airbags frontais - e sistema de carro conectado (Bluelink) e central multimídia (blueMedia) de 8" com conexão sem fio para smartphone.
No entanto, seja qual for a sua decisão, você estará levando além dos cinco anos de garantia de fábrica, modelos muito bem equipados com direção elétrica progressiva, ar-condicionado, trava elétrica nas portas e porta-malas, banco do motorista com regulagem manual de altura, retrovisores externos com ajuste elétrico e luz indicadora de direção, computador de bordo, acendimento automático dos faróis (sensor crepuscular) e muito mais! Na segurança, ambos desfrutam de: freios ABS com distribuição eletrônica de frenagem (EBD), controle de tração (TCS), controle de estabilidade (ESP), assistente de partida em rampa (HAC) e muito mais.
Siga o AUTOO nas redes: Instagram | LinkedIn | Youtube | Facebook | Twitter