Ao volante, Ford F-150 mostra como se tornou o veículo mais vendido nos EUA há 46 anos

Primeira rival direta da Ram 1500 Rebel no Brasil mescla robustez e tecnologia de sobra com desempenho de um verdadeiro esportivo
Ford F-150 2023

Ford F-150 2023 | Imagem: Divulgação

Que a Ford F-150 é um veículo caro isso não se discute, em especial levando em conta a realidade do mercado brasileiro. Porém, basta passar algum tempo ao volante da picape full-size para se convencer de que cada Real gasto no modelo está mais do que justificado. 

Tipo de produto que resume muito bem as preferências da maior parte dos consumidores norte-americanos, a F-150 não poupa nas dimensões, alcançando 5,88 m de comprimento, 2,09 m de largura (ou 2,43 m contando os espelhos retrovisores) e 1,96 m de altura. Nos EUA, a picape soma 46 anos como o veículo mais vendido do país, um feito mais do que elogiável.  

Com entre-eixos de 3,69 m, a F-150 tem porte equivalente ao da rival Ram 1500 Rebel e ambas se notabilizam por acomodar, de forma efetiva, até mesmo 5 adultos de maior estatura. 

Engana-se quem pensa que uma picape como a F-150 pode ser instável ou transparecer uma ideia de insegurança ao volante. 

Mesmo com uma massa total que alcança 2.517 kg na versão Platinum, a Ford F-150 usa soluções como a estrutura em alumínio e o amplo know how da marca no acerto dinâmico de seus produtos para oferecer uma experiência singular ao motorista. 

Em termos dinâmicos, a F-150 mostra-se tão equilibrada quanto a Ram 1500 Rebel, porém a representante da Ford transparece um estilo de rodar mais suave.

Pontos positivos ainda para o acerto da direção, que, por razões óbvias, não é tão rápida quanto a de um sedã esportivo, porém não desaponta quem espera encontrar um veículo mais atento às solicitações ao volante. 

Ford F-150 2023
Ford F-150 2023
Imagem: Divulgação

Outra qualidade da F-150 é o seu competente diâmetro de giro, o que facilita na hora das manobras. O sistema de freio mostrou-se sensível e atuando de forma rápida, exalando tranquilidade para parar as 2,5 toneladas da picape. 

Na outra ponta, quem não abre mão de um veículo com reserva de potência a todo momento e vitalidade nas acelerações, tem na F-150 um prato cheio. 

Sob o capô da picape reside o mesmo 5.0 V8 Coyote presente no Mustang, porém com calibração específica para a F-150.

Seus 405 cv e 56,7 kgfm de torque são suficientes para acelerar a picape de 0 a 100 km/h em nada menos do que 7,1 segundos, tempo que muitos carros de passeio sequer chegam perto. 

A Ram 1500 Rebel é mais rápida, alcançando os três dígitos no velocímetro em 6,4 segundos, porém as 10 marchas da transmissão automática da F-150 e o sistema start-stop colaboram para que a representante da Ford economize no uso de gasolina.  

Ford F-150 2023
Ford F-150 2023
Imagem: Divulgação

Com médias oficiais de 6,3 km/l na cidade e 8,6 km/l na estrada (5,4 e 6,8 km/l, respectivamente, no caso da 1500 Rebel), a F-150 tem ainda como carta na manga o tanque estendido para 136 litros de combustível, o que a permite trafegar por mais de 1.000 km em uso rodoviário, um atributo valorizado pelos consumidores do segmento. 

Além de muito espaço para os passageiros e uma mecânica de alta performance, vale mencionar o alto conteúdo de tecnologia da picape. 

Reunindo os principais assistentes de condução, a F-150 deixa claro o expertise da Ford no desenvolvimento desse tipo de veículo ao oferecer até mesmo um inusitado assistente para a operação de trailers ou outros tipos de reboques.

Manobrar o veículo nessas condições pode ser desafiador para motoristas não tão familiarizados com os implementos e a tecnologia oferece uma valiosa ajuda, como você confere em nosso vídeo. 

Por falar em rebocar ou na hora de transitar por vias não pavimentadas, o sistema de tração presente na F-150 destaca-se pela praticidade, reunindo tanto os atributos de uma caixa 4x4 selecionável ou podendo operar sob demanda de forma totalmente automática, ficando a escolha a cargo do motorista. Os oito modos de condução também tornam ainda mais fácil a convivência com a picape. 

Hoje em dia você precisa gastar R$ 509.990 para estacionar uma F-150 Platinum na garagem de casa, sendo que dificilmente vai encontrar em outro veículo a mesma combinação entre desempenho de sobra, vocação off-road, a presença dos recursos mais avançados de tecnologia e o amplo espaço interno. Isso sem falar na praticidade da caçamba para 1.370 litros de carga. 

Por ser um veículo tão completo, é fácil entender porque a F-150 conquistou os corações do público nos EUA há tanto tempo. Vamos ver se o sucesso, ao menos no segmento, também será repetido por aqui.  

Ford F-150 2023
Ford F-150 2023
Imagem: Divulgação
Tags