Por que o Fiat Argo ficou na frente de Hyundai HB20 e Chevolet Onix em fevereiro?
Hatch compacto teve 6.507 unidades vendidas no mês, ante 5.587 do Hyundai e 4.299 do GM
As vendas de automóveis e comerciais leves de fevereiro de 2024 surpreenderam, mesmo com Carnaval no meio e somente 18 dias úteis, impulsionadas por várias promoções, o que mostra que os preços de tabela estão altos demais e qualquer redução tem efeito imediado no balanço do mês.
VEJA TAMBÉM:
- Fiat Argo pode ser uma boa opção de hatch usado por menos de R$ 45 mil
- Projeções antecipam o que poderá ser o SUV do Argo, acima do Pulse
De acordo com dados da consultoria Jato Dynamics, foram vendidas 154,4 mil unidades, o que representa uma alta de 29,7% na comparação com o mesmo mês do ano passado. Além do bom volume de vendas outro ponto que chamou atenção em fevereiro foi o Fiat Argo (6.507) na frente de Hyundai HB20 (4.299) e Chevrolet Onix (4.299).
No fechamento das vendas de 2023, o Fiat Argo ficou em quarto lugar no ranking, com 66.717 unidades, bem atrás do Hyundai HB20 (88.920) e de Chevrolet Onix (102.403). Ao longo do ano passaado, o hatch veterano da Fiat, lançado no final de maio de 2017, vinha de mantendo na quarta ou quinta posição, no pelotão intermediário da lista dos mais vendidos.
Então, o que aconteceu em fevereiro de 2024, que o hatch da Fiat superou os rivais da GM e da Hyundai? Nao é apenas um fator que pode explicar isso. O primeiro é que a fábrica da GM, em Gravataí (RS), onde é fabricado o Onix, ficou paralisada entre 12 e 25 de fevereiro por "ajustes no programa de produção" . Com isso, a oferta caiu, prejudicando as vendas.
Novas tendências no mercado
A diferença de vendas entre o Fiat Argo e o Hyundai HB20 em fevereiro de 2024 foi menor do que na comparação com o modelo da GM. Ficou em exatas 920 unidades. Isso se deveu tanto às promoções, quanto ao bom volume de vendas diretas e à maior oferta em relação Mobi. Em fevereiro, as vendas diretas ficaram em 46,1% do total em fevereiro, ainda conforme dados da Jato Dynamics.
O Fiat Argo é um modelo que tem sido mais voltado para frotistas, tanto de locadoras quanto de empresas, que por uma questão de custos vinham optando pelo Mobi (6.288), o quarto colocado nas vendas em fevereiro. Mas com mais espaço e um conjunto mecânico mais moderno, hatch compacto tem merecido um pouco mais de atenção em relação ao subcompacto, cujo motor Fire Evo não deverá atender às novas normas de emissões do Proconve L8,que passará a entrar em vigor em janeiro de 2025.
Portanto, a tendência é que o Argo passe a ficar um pouco na frente do Mobi ao longo do ano, mas depende de novidades para continuar tendo apelo no mercado. Porém, pelo o que tem se observado, as fabricantes não estão mais dispostas em investir em modelos de entrada, apenas em algo que tenha maior valor agregado e com margens mais vantajosas, em tempos de alto valor de ticket médio, que já superou R$ 150 mil.
Com isso, é provável que a Fiat passe deixar o Pulse como modelo de entrada e lance um crossover acima dele, baseado no novo Panda, para concorrer com a nova leva de modelos como o Renault Kardian e o modelo da GM que virá para ficar abaixo do SUV Tracker.
Siga o AUTOO nas redes: WhatsApp | LinkedIn | Youtube | Facebook | Twitter