Por que o Alfa Romeo de Abilio Diniz tinha um trevo de quatro folhas? Confira

Modelo GTAm 2000 venceu as Mil Milhas de Interlagos de 1970 e tinha em torno de 200 cv
Alfa Romeo GTAm com o qual Abilio Diniz venceu as Mil Milhas de Interlagos 1970 tinha um trevo de 4 folhas na carroceria

Alfa Romeo GTAm com o qual Abilio Diniz venceu as Mil Milhas de Interlagos 1970 tinha um trevo de 4 folhas na carroceria | Imagem: Reprodução/Facebook

O empresário Abilio Diniz, famoso por ter sido um dos fundadores do Grupo Pão de Açúcar, faleceu ontem (18) de insuficiência respiratória depois de um mês internado no Hospital Albert Einstein. Diniz sempre foi um esportista e participou de diversos eventos importantes, inclusive as Mil Milhas de Interlagos, em 1970, prova que acabou vencendo junto com seu irmão Alcides.

VEJA TAMBÉM:

Como piloto, Abilio Diniz esteve em algumas provas ao volante de um Alfa Romeo GTAm 2000, que tinha ao redor de 200 cv. O carro era bem competitivo e tinha várias características tradicionais da marca italiana que ficou famosa pela forte ligação com o automobilismo antes mesmo de entrar na Fórmula 1, nos idos dos anos 50.

Entre os pontos que chamam atenção no carro de Diniz é a pintura da carroceria, que tem um grande trevo de quatro folhas no para-lama dianteiro. Quem é fã da Alfa Romeo sabe que se trata do chamado "quadrifoglio", que também aparece nas versões esportivas de modelos como o 145, Giulia, 4C e outros.

Amuleto da sorte de piloto

Alfa Romeo da equipe Jolly tinha Abilio e Alcides Diniz como pilotos
Alfa Romeo da equipe Jolly tinha Abilio e Alcides Diniz como pilotos
Imagem: Reprodução/Pinterest

Esse "quadrifoglio" é o trevo de quatro folhas que acabou sendo usado pela Alfa Romeo para homenagear um dos pilotos mais memoráveis da marca, Ugo Sivocci, que competiu nos anos 20, ao lado de Enzo Ferrari, Antonio Ascari, entre outros. Ele usava o trevo de quatro folhas como amuleto de sorte, já que era supersticioso e conhecido por ser azarado, não conseguindo conquistar tantas vitórias quanto seus colegas de equipe.

O primeiro carro da Alfa Romeo a ter o tal "quadrifoglio" foi o RL TF de 1923, que participou da Targa Florio, com motor 3.2 de 95 cv. Depois disso, este símbolo continuou sendo usado para o público identificar o carro de Sivocci, que acabou sofrendo um grave acidente em Monza e faleceu.  A morte de Sivocci levou a Alfa Romeo a se retirar as pistas naquele ano.

Quando a Alfa Romeo voltou a competir, em 1924, resolveu homenagear Sivocci incluindo o trevo de quatro folhas em seus carros de competição (inclusive, no GTAm 2000 dos irmãos Diniz) e, posteriormente, nas versões mais esportivas vendidas nas lojas. 

Siga o AUTOO nas redes: WhatsApp | LinkedIn | Youtube | Facebook | Twitter

Carlos Guimarães

Jornalista há mais de 20 anos, já acelerou várias novidades, mas não dispensa seu clássico no final de semana