Por quase o mesmo preço, vale mais levar um Polo completo ou um Nivus básico?

Hatch com opcionais tem o preço de R$ 119.640 enquanto que o SUV "básico" parte de R$ 123.890
VW Polo Highline e Nivus Comfortline pode ser comprados pelo mesmo preço conforme a configuração de equipamentos

VW Polo Highline e Nivus Comfortline pode ser comprados pelo mesmo preço conforme a configuração de equipamentos | Imagem: Divulgação

Você tem um orçamento de R$125 mil e está em dúvida sobre qual modelo da Volkswagen escolher. Nessa faixa de preço, as opções são: Polo, na versão bem equipada Highline 200 TSI já com a pintura metálica que é o único opcional dessa versão vendida, por R$119.640 e o Nivus Comfortline 200 TSI, sem opcionaiis, por R$123.890.

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Com a diferença de R$ 4.250 de um modelo para outro, você tem a opção de pedir: jogo de tapetes (R$ 265), tapete bandeja de porta-malas (R$ 282), carregador de celular por indução para suporte de painel (R$ 407) e baú de teto com capacidade para 300 litros (R$ 3.194). Com isso, o Polo vai sair por R$123.788, quase o preço do Nivus sem estes itens.

É lógico que estes itens que incluímos são para você ter uma referência do que pode pedir, pois no site da marca, há inúmeras opções de acessórios originais tais como jogo de rodas personalizadas, câmeras, frisos laterais, coolers térmicos, entre outras variedades de personalização para o seu Polo.


Mas o que cada um dos carros tem a oferecer para você?

Volkswagen Polo 2023
Volkswagen Polo vem com uma lista de equipamentos bem recheada, o que inclui faróis de LED  e rodas de liga-leve
Imagem: Divulgação

Motor e desempenho

Ambos contam com o mesmo motor 200 TSI, mas no Polo são 116 cv com etanol e 109 cv na gasolina e torque de 16,8 kgfm nas 1.750 rpm, independente do tipo de combustível. Já no Nivus, o propulsor foi retrabalhado para gerar 128/116 cv a 5.500 rpm e 20,4 kgfm a 2.000 rpm.

No Polo Highline, o câmbio é automático de seis marchas, o que contribui para mais conforto e desempenho. Se você fizer questão da transmissão manual, terá de se decidir pelas versões mais em conta do Polo: Track, MPI ou TSI. No caso do Nivus, somente a automática.

Em termos de desempenho, há uma ligeira vantagem para o hatch, que acelera de 0 a 100 km/h em 10,5 segundos e velocidade máxima de 192 km/h, considerando o seu peso de 1.146 kg. O SUV, por sua vez, cumpre a mesma tarefa em 10,5 segundos e velocidade final de 189 km/h, levando em conta que ele pesa quase 54 kg a mais (1.199 kg).

Espaço interno

Falando em espaço, se você costuma viajar com o porta-malas abarrotado, certamente o Nivus te atenderá melhor. São 115 litros de volume que separam as duas capacidades dos porta-malas (415 litros contra 300 litros do Polo) que na prática faz toda diferença. Em termos de espaço para a família, ambos têm aproveitamento de espaço interno semelhante, considerando que os dois veículos são feitos sobre a plataforma Modular MQB da Volkswagen.

Não chega a ser um latifúndio, mas está dentro das propostas dos dois carros, com pouca desvantagem para o Nivus. Ele tem o caimento do teto na parte traseira e com isso acaba roubando alguns centímetros de espaço para a cabeça dos ocupantes traseiros. No entre-eixos, a dupla tem a mesma dimensão: 2,56m. Não que esta medida seja ruim para o Polo que vence no comparativo (2,55m do Chevrolet Onix, 2,53m do Hyundai HB20, 2,53m do Peugeot 208 e 2,52m do Fiat Argo) mas no caso do Nivus, comparado a outros do segmento, não o coloca em posição de destaque.  Só para efeito de comparação, o Nissan Kicks conta com folgados 2,61 m de entre-eixos; Hyundai Creta, 2,59m de entre-eixos; Kia Stonic, 2,58m e o Chevrolet Tracker, 2,57m. Abaixo do Nivus, só a dupla da Fiat Fastback e Pulse com 2,53m.

Nível de equipamentos

Volkswagen Nivus 2021
Volkswagen Nivus Comfortline vem com seis airbags de série, mas o ar-condicionado é analógico
Imagem: César Tizo

Independentemente da escolha ser pelo Polo ou Nivus, saiba que os dois já estão disponíveis de série com itens importantes de segurança tais como freios ABS, controle eletrônico de estabilidade (ESC), controle de tração (ASR), faróis de LED com luz de condução diurna de LED integrada, três apoios de cabeça no banco traseiro com ajuste de altura e fixação da cadeirinha de criança com sistema Isofix e terceiro ponto de fixação (Top tether).

O Nivus ainda leva a vantagem por oferecer de série desde a opção de entrada Comfortline seis airbags (dois frontais, dois laterais nos bancos dianteiros e dois de cortina). No Polo mais caro (Highline) essa opção deixou de ser oferecida a partir da linha 2023, passando a contar somente com quatro airbags (dois frontais e dois laterais nos bancos dianteiros) juntamente com os freios a disco nas quatro rodas, que é de série no SUV.

Outros exemplos de escassez na versão topo de linha do Polo estão no controle adaptativo de velocidade e distância (ACC), frenagem autônoma de emergência (AEB) e alerta de frenagem de emergência (ESS). Por outro lado, o hatch oferece bloqueio eletrônico do diferencial (EDS), o que curiosamente não consta na lista de itens de série de nenhuma das versões do Nivus nem como opcional.

Se quiser ar-condicionado digital "Climatronic" no Nivus, só optando pela versão mais cara Highline, item que já vem de série nessa mesma versão no Polo. Ainda na lista de itens de conforto e conveniência, os dois carros da Volkswagen trazem direção elétrica, espelho retrovisor interno  eletrocrômico (antiofuscante) automático, câmera para auxílio em manobras em marcha a ré e espelhos retrovisores externos com ajuste e rebatimento elétrico e função tilt down no lado direito.

Estes foram alguns dos prós e contras de cada modelo, o que não significa de fato qual é o melhor ou pior. Procuramos dar destaque aos principais itens de segurança e conforto que mais são cotados na hora da decisão de compra pela maioria dos consumidores. 

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VW Polo Highline e Nivus Comfortline pode ser comprados pelo mesmo preço conforme a configuração de equipamentos

VW Polo Highline e Nivus Comfortline pode ser comprados pelo mesmo preço conforme a configuração de equipamentos

Fernando Garcia

Especialista em análises do mercado de veículos usados, Fernando Garcia tem passagens por revistas automobilísticas e no AUTOO traz vários artigos especiais com curiosidades, serviços e dicas.