Por menos de R$ 35 mil, Etios usado é o "hatch popular" honesto da Toyota
Ao contrário do rival Hyundai HB20 com motor 1.0, o Etios vem equipado com motores 1.3 e 1.5
O Toyota Etios foi lançado em 2012 nas versões hatch e sedã, mirando no recém-lançado Hyundai HB20. Além dele, já estavam na disputa os veteranos VW Gol e o Fiat Palio. A disputa ainda abriria espaço para o Chevrolet Onix que chegou meses depois.
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Para isso, o Toyota Etios apostou fortemente no pacote recheado de itens de série e nos motores mais potentes que os de 1.000 cm³ da concorrência. Inicialmente foi adotado o 1.3 16V flex, de quatro cilindros, com até 90 cv de potência, disponível para as versões básica (sem nomenclatura), X e XS. Já para a topo de linha XLS ficaria a cargo o 1.5, também com 16 válvulas, de até 96,5 cv. O câmbio disponibilizado era sempre o manual, de cinco marchas.
Internamente, o cluster no centro do painel, a princípio, causava estranheza, assim como o seu visual externo controverso. Mas essa “deficiência” compensou pela extensa lista de itens de série, trazendo direção elétrica, freios ABS com EBD, dois airbags (motorista e passageiro), alerta de uso de cintos, entre outros acessórios.
O ar-condicionado era opcional para as mais simples, mas na XS já vem de série que ainda acrescenta maçanetas e retrovisores na cor do veículo, sistema de áudio, conta-giros, porta-malas com acabamento cromado e vidros e travas elétricos. A mais cara da linha XLS adiciona faróis de neblina, rodas de liga leve, detalhes cromados nos difusores de ar, maçaneta na cor prata, travamento das portas por controle remoto e sistema de alarme.
Fabricado na planta da Toyota de Sorocaba (SP), o Etios foi um projeto indiano pensado para mercados emergentes e, no Brasil, teve poucas mudanças até deixar de ser vendido em 2021, mas a produção brasileira continuou a atender países vizinhos como Argentina e Peru. No entanto, dois anos depois, a empresa deixou de produzir definitivamente a linha Etios Hatch e Sedan.
PONTOS A SEREM VISTOS ANTES DA COMPRA
- Acabamento
Desenvolvido para ser um carro de entrada da Toyota, a marca procurou economizar ao máximo e o acabamento foi o sinal claro dessa estratégia adotada. De visual muito simplista, não é fácil de apresentar riscos ou desalinhamento com o tempo surgindo os indesejáveis e previsíveis ruídos internos.
- Infiltração de água
Não são poucos os casos de infiltração e acúmulo de água no assoalho do passageiro, do motorista e por dentro das portas. Neste último caso, uma das razões da vazão está nas borrachas de porta, conhecidas como pestana externa, por onde todo o líquido passa.
- Embreagem
Em média, um kit de embreagem é projetado para durar de 50 mil a 100 mil km, mas, no caso do Etios, muitos donos se queixam de ter de efetuar a troca bem antes disso. Os sintomas são pedal duro, fora os chiados e trepidações. Portanto, não deixe de andar com o veículo antes de realizar a compra.
- Suspensão
Outra reclamação constante é a suspensão dianteira que apresenta pancadas secas. No caso mais grave, a revista Quatro Rodas em sua seção Autodefesa
publicou que a Toyota emitiu um boletim técnico (BS-004/18) às redes de concessionárias alertando “para uma possível quebra na solda da barra estabilizadora instalada no eixo traseiro”.
- Recall
Confira se o modelo já realizou os recalls dos seguintes itens: substituição do airbag do motorista em unidades produzidas entre 2015 e 2017; troca do airbag do passageiro das unidades fabricadas entre 2012 e 2017. Para saber mais informações, entre em contato com a Toyota.
QUAL VERSÃO NÓS RECOMENDAMOS
Se você quer um carro prático para o dia a dia que ofereça bom aproveitamento de espaço interno, pode apostar no Toyota Etios. Mesmo na versão hatch, há um bom espaço para pernas e cabeças no banco traseiro para dois adultos, mesmo os de estaturas mais altas. Na frente, o que causa estranheza é a posição do painel de instrumentos bem ao centro, mas fora isso, é um automóvel honesto para a sua proposta. Já o porta-malas, poderá desapontá-lo. São só 270 litros de capacidade.
Com um orçamento de até R$ 35 mil é possível adquirir as primeiras unidades do Etios. A primeira regra é fugir das opções sem o ar-condicionado, que tem menos procura e pode ser um entrave na hora da revenda.
Neste caso, sugerimos a XS, fabricada a partir da linha 2014, que passou a contar com o motor 1.5 16V da mais completa XLS. Além de mais potente, o consumo é ligeiramente superior. São 8,5 km/l na cidade e 8,9 km/l na estrada rodando com etanol e 12,4 km/l na cidade e 13,4 km/l na estrada quando abastecido com gasolina, de acordo com dados do Inmetro.
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