Por menos de R$ 40 mil, Onix é o hatch usado econômico mais acertado da GM
Feito com a base global da Spin, substituto do Chevrolet Corsa revela surpresas na primeira geração, lançada em 2012
O Chevrolet Onix está entre os hatches mais vendidos do Brasil, como mostra o ranking de maio da Fenabrave (Federação dos Distribuidores de Veículos) que apontou mais de 27.500 unidades vendidas.
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A explicação está no conforto e nível de equipamentos superior ao da dupla da Fiat, Uno e Palio, além do líder VW Gol. O Chevrolet Onix surgiu em 2012 e desde a versão de entrada LS, já trazia airbags frontais, freios ABS, distribuição eletrônica de frenagem (EBD) e direção hidráulica com regulagem de altura, porém ar-condicionado, rodas de alumínio, vidros traseiros elétricos, MyLink, faróis de neblina, retrovisores externos elétricos e computador de bordo eram exclusivos do topo de linha LTZ.
Nesta primeira geração, o hatch da Chevrolet foi equipado com duas opções de motores: 1.0 que gera 80 cavalos com etanol e 78 cv com gasolina (LS e LT) ou 1.4 de 106/98 cv (LT e LTZ), ambas acompanhadas do câmbio manual de 5 marchas.
Com as vendas em alta, a partir de 2014, a GM resolveu apostar e incorporar à opção 1.4 do Onix o câmbio automático, de seis marchas, a mesma dos sedãs Cruze, Cobalt e da minivan Spin. Fora essa novidade, o ano marcaria a edição limitada LollaPalooza, baseada na LT 1.0 e com tiragem de 4 mil unidades.
Para 2015, a empresa resolveu lançar a esportiva Effect, com base na LTZ 1.4 e, mais tarde, veio a 1.0 “Seleção”, a primeira série especial como patrocinadora da seleção brasileira de futebol que contou com só 3 mil exemplares. Em 2016, o Onix ganhou a sua primeira reestilização, acompanhado da nova caixa de mudanças manual de seis posições e direção elétrica. Fora essas novidades, o ano foi marcado com a vinda da versão aventureira Activ.
Apesar do lançamento do Onix renovado, o antigo ainda conviveria por alguns anos sobre a insígnia Joy 1.0.
PONTOS IMPORTANTES A OLHAR ANTES DA COMPRA
Imagem: Divulgação
- Acabamento
Como todo carro popular, o Onix sofre do abuso de plásticos, o que representa a baixa qualidade de materiais de itens como maçanetas, manopla de câmbio, volante etc. Os ruídos também são algo bastante comuns no hatch, conforme exemplos de relatos no site Clube do Onix.
- Ar-condicionado
O sistema de refrigeração é fraco, segundo alguns depoimentos de donos. Além do barulho irritante, mesmo colocando na potência máxima, ele não refrigera a cabine. A causa comum do ruído é de peças soltas e quanto à temperatura, a causa pode estar ou na falta de carga do gás refrigerante ou no compressor do aparelho.
- Direção hidráulica
Basta pesquisar no Google sobre os problemas crônicos do Onix que a direção hidráulica vai aparecer em quase todas as fontes, inclusive no site Reclame Aqui. Quando se esterça para qualquer um dos lados, surgem ruídos no componente. Para isso, só levando a uma oficina especializada para um diagnóstico mais preciso.
- Discos e pastilhas
Um dos problemas mais comuns está na baixa durabilidade dos componentes dos discos e pastilhas. Há casos em que eles foram trocados com menos de 20 mil km. Nesse sentido, pesquise por marcas de qualidade e com boa avaliação no mercado.
- Recall
Confira se o hatch já passou por alguns serviços de recall como rodas e pneus, pedal do freio, estruturas dos encostos dos bancos, filtro de combustível, tanque de combustível e adição de isolante nos terminais de relê. Para mais informações, entre no site da GM.
QUAL VERSÃO NÓS RECOMENDAMOS
Imagem: Divulgação
Por menos de R$ 37 mil, o Chevrolet Onix é um hatch que reúne inúmeros pontos positivos para quem pensa em comprar um hatch barato, econômico e bem recheado em termos de equipamentos.
Como apontado acima no texto de abertura, desde a LT, há importantes itens voltados à segurança. Apesar de contar com o conforto da direção hidráulica de série, fica devendo no ar-condicionado que é outro item bastante desejado. Por isso, recomendamos investir um pouco mais e partir para a LTZ 1.4 que é bem completinha.
Em nossas buscas pelos principais classificados, achamos unidades ao preço médio de R$ 40 mil. Quer ainda mais conforto? Não se preocupe, pois de 2014 em diante o câmbio automático passou a ser opcional para a topo de linha. Em média, com esta configuração, é possível achar por R$ 48 mil.
Quanto ao espaço interno, não espere ter um habitáculo de um Renault Sandero e seu porta-malas de 320 litros, ou 40 l a mais que o do Onix. Atrás, dois adultos de estatura média viajam com relativo conforto. No entanto, é no conforto e no silêncio que o hatch da Chevrolet agrada. A cabine é bem projetada e o isolamento acústico é bom.
O consumo, com motor 1.0 8V agrada, fazendo 7,8 km/l na cidade e 9,2 km/l na estrada com etanol e 11,5 km/l e 12,5 km/, nessa ordem, com gasolina. No caso do 1.4, os números são melhores: 7,9 km/l, 9,6 km/l, 11,5 km/l e 13,6 km/l, respectivamente.
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