Por menos de R$ 18 mil, VW Gol G3 é o campeão na procura por carros usados
Feito entre 1999 e 2005, coube ao hatch compacto da marca alemã ser o primeiro carro flex do Brasil
O Volkswagen Gol da terceira geração (G3) foi lançado em 1999 como modelo 2000 e foi até 2005 acumulando alguns feitos marcantes para a trajetória do hatch. A tecnologia flex foi uma delas e segue firme na indústria automotiva brasileira; a tendência é que ela se expanda na era da eletrificação.
VEJA TAMBÉM:
- VW Gol faz parte da lista dos 5 hatches usados mais econômicos de até R$ 30 mil
- Velhinhos de sucesso: veja os 5 carros usados mais vendidos até R$ 30 mil
Mas voltando ao carro mais vendido do Brasil, no mercado de usados, ele aparece na primeira posição. Só em julho, por exemplo, foram mais de 71,2 mil unidades contra 39.890 do seu maior rival, Fiat Palio, que segue na vice-liderança, de acordo com os dados da Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave).
Na fase do G3, foram várias opções de motor como 1.0 de 8 válvulas e 60 cavalos de potência, passando pelo 16V de 70 cv, 1.0 16V Turbo de 112 cv (algo inédito na história da indústria brasileira), 1.6 8V (92 cv), 1.8 8V (99 cv) e 2.0 (145 cv), reservada à esportiva GTI.
No entanto, uma, em especial, ficou marcada por inaugurar a era dos bicombustíveis: a Power equipada com propulsor 1.6 Total Flex, ou seja, podia ser abastecida com etanol, gasolina ou a mistura dos dois juntos no mesmo tanque. A potência com o primeiro combustível dava ao Gol 99 cv, enquanto que no segundo, a potência declarada é de 97 cv.
PONTOS IMPORTANTES A OLHAR ANTES DA COMPRA
Imagem: Divulgação
- Volante
Os volantes dos Gols G3 costumam descascar com facilidade, e isso já era um problema frequente desde quando eram novos. A dica é levar a algum lugar especializado em restauração de volante. Dependendo do serviço que quiser realizar, os preços podem sair na faixa de R$ 250 e R$ 350. Se o estrago não for muito grande, com um simples kit renovador, você mesmo pode restaurar o volante. Vendidos no Mercado Livre, custam, em média, R$ 45.
- Acabamento 1
O excesso de plástico é uma verdadeira fonte de ruídos e constantes dores de cabeças para seus proprietários. Uma dica bem simples para solucionar o problema é substituir as presilhas dos forros de porta e aplicar também feltro adesivo nas áreas onde há maior atrito.
- Acabamento 2
No painel é comum apresentar trincas e quebras, principalmente nos difusores de ar e tampa do porta-luvas. Só a tampa do porta-luvas pode custar mais de R$ 100. Outro problema recorrente é o descolamento de tecido das portas. Um bom tapeceiro poderá cobrar entre R$ 250 e R$ 400 para realizar o serviço nas quatro portas.
- Suspensão
Ao abrir o capô, avalie se há trincas nas torres da suspensão dianteira. De acordo com especialistas, às vezes, estes modelos devem ter tido as molas e amortecedores substituídos por outros não originais, já que são os preferidos dos jovens que gostam de rebaixá-los.
- Motores
Os motores da família EA111 1.0 16V e 1.0 16V Turbo têm problemas de falha na polia do comando de válvulas com variador de fase, obrigando, em algumas circunstâncias, a ter de retificar o cabeçote. Só o kit de retífica custa mais de R$ 1.600.
QUAL VERSÃO NÓS RECOMENDAMOS
Imagem: Divulgação
O VW Gol ainda é um sucesso de vendas, mesmo tendo saído de linha em 2022 e acumulado mais de 8,5 milhões de unidades produzidas desde 1980, quando começou a ser fabricado.
Com tantas opções, nos reservamos em lhe sugerir a terceira geração do carro usado mais vendido do Brasil. Conhecida popularmente como G3, ela trouxe melhorias na construção e na lista de itens de série e opcionais.
Por menos de R$ 18 mil, é possível encontrar desde a mais simples com motor 1.0 8V até a 1.6 8V, incluindo a bem-sucedida flex. Porém, é preciso ter paciência para encontrá-la, devido à alta rotatividade no mercado de usados. Quem tem, não quer vender! Na OLX, por exemplo, chegamos a ver algumas poucas unidades em bom estado de conservação - e médias de 150 mil km - sendo oferecidas por R$ 18 mil.
Abaixo disso, temos mais chances de encontrar as opções equipadas com motores 1.0, com oito e 16 válvulas. Ainda assim, opte pela 8V que exige menos manutenção e tem consumo parecido, na faixa de 9,5 km/l e 13,5 km/l. Seus preços saem na faixa de R$ 15 e R$ 17 mil.
Outra recomendação é evitar as unidades com cores mais vivas como a amarela Solar, verde Orvalho e, principalmente o azul Fun da série especial que leva o mesmo nome. Como são tonalidades de gosto muito pessoal, a revenda pode ser complicada.
Por fim, mais uma direção que damos é seguir para as unidades mais equipadas com direção hidráulica, ar-condicionado, vidros e travas elétricas que são mais requisitadas.
Siga o AUTOO nas redes: WhatsApp | LinkedIn | Youtube | Facebook | Twitter