Por baixa procura, Toyota Yaris deixa de ser oferecido na Índia
Proposta do modelo não foi bem aceita no país asiático
Existe um paralelo interessante entre o Toyota Yaris comercializado na Índia e o modelo produzido também aqui no Brasil.
Nos dois países o compacto fez sua estreia em 2018 e ambos oferecem a mesma “receita”, no caso a configuração para mercados emergentes e longe da opção mais sofisticada vendida na Europa.
Assim como no Brasil, o Yaris vendido na Índia conta também com motor 1.5 16V e câmbio automático CVT.
Por aqui, podemos dizer que o Toyota Yaris está longe de ser um sucesso de vendas, figurando em 9º lugar entre os hatches mais vendidos.
O Yaris Sedã, por sua vez, vive uma situação um pouco melhor, ocupando a 6ª posição no segmento, logo atrás do Fiat Cronos, mas superando outros japoneses como o Nissan Versa e o Honda City.
Na Índia, por sua vez, a Toyota não viu mais razões para seguir investindo no Yaris e optou por descontinuar o modelo devido à baixa procura.
Segundo veículos de imprensa indianos, o Yaris não conseguiu se sobressair frente a modelos como o Honda City, Hyundai Verna e Maruti Suzuki Ciaz, todos com configurações e preços mais competitivos.
Com isso, para não sair do segmento de sedãs acessíveis na Índia, a Toyota vai comercializar o Maruti Suzuki Ciaz com sua identidade de marca (Suzuki e Toyota contam com um acordo estratégico de colaboração no país), além de promover uma revisão em sua estratégia para o mercado indiano.
A tendência é que a fabricante passe a disponibilizar mais SUVs em seu portfólio, contemplando diferentes segmentos.
Aqui no Brasil, por sua vez, a Toyota tem nos planos nacionalizar o Yaris Cross, produto que parece ser uma boa alternativa para nosso mercado. A previsão é que o modelo fará sua estreia em 2023.