Polo e Argo já tiram clientes do Onix, Ka e HB20
Vendas no início de 2018 mostram que os três líderes perderam mais de 3% de participação entre os hatches compactos. Volks volta a liderar segmento como um todo
Ainda não é possível enxergar uma virada, mas uma coisa é fato: os novos hatches compactos Polo e Argo já causam prejuízo para os três modelos mais vendidos do segmento, o Onix, HB20 e Ka. O Autoo fez um levantamento com todos os hatches pequenos, incluindo o ‘aventureiro’ Kwid até os mais sofisticados e constatou que os líderes perderam mais de 3% de participação entre 2017 e 2018.
Parece pouco mas não é. Cada ponto percentual representa entre 1,2 mil e 1,3 mil unidades, mais do que vende o Citroën C3, por exemplo. Curiosamente, Onix, HB20 e Ka estão vendendo mais em 2018, porém, abaixo da média da categoria e isso se traduz em perda de participação.
O maior beneficiário dessas mudanças é mesmo o Polo. O novo hatch da Volkswagen começou o ano na 4ª posição em vendas e já tem 8,6% do mercado. O mais interessante na performance do modelo é que ele não roubou tantos clientes de seus “irmãos”. Fox e up! perderam espaço, mas o Gol subiu de vendas. O resultado é que a Volkswagen supera a Chevrolet nos emplacamentos de hatches compactos somados já que a marca americana só tem o Onix em seu portfólio (23% contra 21,4%).
O caso da Fiat é inverso. O Argo tem mostrado ter uma boa aceitação, porém, ao retirar vários modelos de linha como o Palio e Punto, e ver o Uno perder espaço, a montadora quase não cresceu em números absolutos. Com isso sua participação caiu de 15,1% para 14%.
A Renault, por outro lado, se recuperou em fevereiro. Ao lançar o pequeno Kwid, a marca passou a atuar numa faixa de preço mais em conta, mas o Sandero perdeu enorme espaço deixando a montadora numa situação complicada. O Kwid teve um bom mês de fevereiro e conseguiu aumentar a fatia da sua marca para 9,3%.
Mais perdedores
Não foram apenas os três hatches mais vendidos que cederam espaço às novidades. Também modelos de vendas modestas estão em baixa no mercado. O Fiesta é um deles, mesmo após seu leve facelift. A Nissan também tem visto o March caindo pela tabelas: 30% a menos que no ano passado.
O futuro parece um tanto imprevisível entre os hatches compactos. A Chevrolet, Hyundai e Ford não devem ficar paradas esperando a concorrência avançar, mas será difícil segurar a onda com mais modelos chegando ao mercado brasileiro como o hatch Yaris, da Toyota, ou o Kia Rio, prometido para o segundo semestre.
Trata-se, no entanto, de uma boa notícia. O segmento de hatches pequenos sempre foi um ambiente de poucas mudanças e muita tradição, o que não combina com inovação e tecnologia. Que venham novos líderes para serem derrubados o mais rápido possível.
Veja o ranking de vendas dos hatches compactos em 2018