Polestar, a marca de elétricos da Volvo que já vale quase o dobro da Renault
Subsidiária criada pela marca sueca e Geely há apenas quatro anos deve abrir capital nesta semana com a ambição de concorrer com a Tesla, de Elon Musk
Na Inglaterra é possível cruzar com certa frequência com um compacto fastback que lembra um modelo da Volvo, mas traz como logomarca uma estrela estilizada de quatro pontas.
O modelo em questão traz um visual esportivo e roda de forma silenciosa por onde passa. Sim, estou falando do Polestar 2, o veículo, digamos, mais popular da marca de elétricos criada pela Volvo e a Geely em 2017.
Apesar da fundação quatro anos atrás. a Polestar existe há bem mais tempo. Sua origem envolve o automobilismo como Polestar Racing, equipe que disputava campeonatos de turismo na Suécia e acabou fechando uma parceria com a Volvo em 2009. Em 2015, a montadora transformou a Polestar em uma linha esportiva de seus carros até que dois anos depois a estratégia foi modificada para o atual formato.
No Reino Unido, o Polestar 2 custa quase 40 mil libras atualmente (pouco mais de R$ 290 mil em valores atuais) tem ganhado espaço no ainda restrito mercado de veículos 100% elétricos.
Com tecnologia bastante avançada, que inclui uma central multimídia feita pelo Google, diversos sistemas de assistência à direção e som apurado, o Polestar 2 é vendido em três versões, com um ou dois motores elétricos.
Na versão básica, o modelo tem autonomia de 440 km e potência de 221 cv, já na intermediária a potência sobe para 228 cv e a autonomia, para 540 km. Em ambos, o 0 a 100 km/h é feito em apenas 7 segundos.
A versão mais luxuosa traz tração integral e dois motores com potência combinada de 402 cv. O alcance sem recarga é um pouco menor que o modelo do meio, de 480 km, mas o Polestar 2 pode ir de 0 a 100 km/h em 4,5 segundos – o preço nesse caso é um pouco maior, de 45,9 mil libras (R$ 335 mil, aproximadamente).
SUV elétrico a caminho
Somente no Reino Unido já circulam 3 mil unidades mas, segundo o CEO da empresa no país, Jonathan Goodman, somente neste ano 4 mil veículos serão emplacados no mercado. O executivo mostra otimismo em entrevista à Autocar ao afirmar que o problema da marca se resume apenas ao fornecimento já que a demanda tem surpreendido as expectativas.
Tanto assim que a Polestar deve anunciar nesta semana a abertura de seu capital. Segundo a Reuters, a fabricante de elétricos deve receber investimento de cerca de US$ 20 bilhões do fundo ores Guggenheim.
Trata-se de um valor de mercado que equivale ao dobro do tradicional grupo Renault – e que já flerta com elétricos puros há mais de uma década.
O otimismo com a Polestar não é sem razão. A fabricante sueca, que recebeu uma injeção de capital de US$ 550 milhões neste ano, está prestes a colocar no mercado um SUV 100% elétrico, o Polestar 3.
O novo automóvel, que terá um porte bastante grande, dividindo plataforma com o XC90, da Volvo, ainda não foi revelado pela marca. Mas sua produção ocorrerá nos Estados Unidos, na fábrica que a montadora sueca possui na Carolina do Sul.
A despeito de a própria Volvo já estar em vias de eletrificar sua linha de veículos, fato é que a Polestar se encontra numa posição privilegiada, que permite a ela ousar competir com ninguém menos que a Tesla, do bilionário Elon Musk.
A boa aceitação dos seus dois primeiros modelos (além do Polestar 2, há o pioneiro sedã híbrido Polestar 1) e o iminente anúncio de investimentos devem fazer da marca sueca mais uma estrela do mercado automobilístico nos próximos anos, como já denuncia seu logotipo.
Veja outras colunas
Em apuros, Nissan corta empregos e vende participação na Mitsubishi
13/11/2024 07h30Fabricante japonesa, no entanto, viu ações subirem nesta semana após fundo de investimento adquirir ações da empresa
Carros elétricos crescem no Brasil, mas mercado é quase 60 vezes menor que nos EUA
12/11/2024 12h20Pouco mais de 6 mil veículos a bateria foram emplacados em outubro enquanto norte-americanos compraram quase 350 mil unidades em setembro
Stellantis usa tática 'Verstappen' e Compass segue à frente do Corolla Cross nas vendas
08/11/2024 12h34Jeep sacou emplacamentos de última hora, interrompendo aproximação do Toyota, que poderia assumir a liderança em 2024