Pneus que falam? Bosch e Pirelli fabricarão nova geração com sensores inteligentes
Parceria envolve novas tecnologias, incluindo algoritmos, modelagem e sistemas integrados
A Pirelli e a Bosch assinam acordo para o desenvolvimento em conjunto dos chamados pneus inteligentes. A meta é adotar novas soluções baseadas em software e funções de condução, graças a sensores integrados nos pneus.
VEJA TAMBÉM:
A partir dos pneus inteligentes, de acordo com a Bosch e a Pirelli, os motoristas poderão ter mais segurança, conforto e sustentabilidade, bem como uma melhor dinâmica de condução. A duas empresas compartilham a visão de trabalhar a longo prazo e têm a intenção de explorar juntas uma lógica aprimorada no que se refere aos pneus com sensores.
O princípio básico dos pneus inteligentes é coletar dados e os transmitir ao veículo para serem processados em tempo real. A Bosch já desenvolveu um aplicativo especificamente adaptado aos pneus Pirelli, em um projeto conjunto inicial com a fabricante de hipercarros Pagani Automobili.
A tecnologia "Pirelli Cyber Tyre" transmite informações importantes sobre os pneus para a unidade de controle. Isso permite atingir um melhor desempenho dos pneus, proporcionando maior segurança e condições de direção personalizadas.
Futuro dos pneus
Imagem: Divulgação
A Bosch contribui com sua experiência em nível de sistema hardware e software, para a cooperação de desenvolvimento. Com o uso de algoritmos e modelagem de pneus – será possível coletar, processar e transmitir dados de pneus em tempo real, para fornecer parâmetros para o sistema de controle eletrônico do veículo.
Além disso, consegue-se a partir das informações fornecidas pelos sensores nos pneus, alguns elementos portadores no diagnóstico do carro, como temperatura e pressão dos pneus, índice de carga e velocidade, bem como uma especificação completa do tipo de pneu em uso.
Com isso, ao dirigir na estrada, o sistema pode avisá-lo de que você precisa verificar a pressão para continuar dirigindo com segurança, ou avisá-lo quando você excedeu a velocidade máxima permitida para o tipo de pneu em uso. Para os amantes da velocidade em track days, os limites de pressão dos pneus podem ser alterados para obter melhor desempenho de acordo com seu estilo de direção.
Algumas informações podem ser exibidas no painel, enquanto outras são enviadas para a unidade de controle eletrônico para calibrar os alertas de acordo com a condição e o estado do pneu. Estamos falando do futuro dos pneus, capazes de identificar e antecipar situações potencialmente perigosas, como perda de aderência e aquaplanagem, permitindo assim que a eletrônica do carro intervenha prontamente.
Siga o AUTOO nas redes: WhatsApp | LinkedIn | Youtube | Facebook | Twitter