Pioneiro, Prius será vendido no Brasil em 2012
Antes, híbrido da Toyota participará de test-drives até o final do ano para preparar sua chegada
Numa época em que híbridos e elétricos não passavam de enfeite nos estandes das montadoras, a Toyota viabilizou a venda do Prius, um híbrido com motor auxiliar movido a bateria de níquel-cádmio. Veio a crise mundial de 2008 e o que parecia uma iniciativa isolada da montadora japonesa passou a ver visto como solução para o fim do petróleo.
Atingida em cheio pelos seguidos recalls e pela queda nas vendas, a Toyota perdeu ritmo e não conseguiu ainda transformar o Prius em uma família ecológica. Enquanto isso, seus concorrentes inundaram o mercado com modelos mais avançados como o Leaf, da Nissan, e o Volt, da Chevrolet.
Agora, a marca parece retomar o ímpeto de outras épocas. No Brasil, a Toyota prepara uma sequência de lançamentos como nunca fez em sua história. Além de reestilizar a Hilux, a mais bem-sucedida picape sofisticada do mercado, até o final do ano, a montadora se prepara para produzir o Etios numa nova fábrica em Sorocaba, SP.
No meio dessa ofensiva chegará o Prius. O híbrido começará a ser vendido em 2012, conforme apurou o AUTOO. Mas ainda este ano o modelo será avaliado e mostrado em alguns eventos para preparar seu desembarque.
Segundo fontes, a Toyota não quer apenas ter o Prius como carro de imagem, aquele que serve apenas para mostrar tecnologia. A ideia é oferecer um produto viável comercialmente, mas essa intenção pode ser atrapalhada pela recente alteração nas regras do IPI para carros importados.
Seja como for, a Toyota, enfim, mostra reação ao avanço das rivais internas ou do exterior.