Picapes da VW, Renault, Nissan e Toyota vão acabar com a folga da Fiat Toro
Em 2026, finalmente, novas picapes intermediárias irão incomodar de verdade a rival da Stellantis
Quando a GM lançou a nova geração da picape Montana, em 2023, houve uma expectativa de que iria travar uma briga acirrada com a Fiat Toro, que começou a ser vendida em 2016 e, desde então, nunca chegou a ter uma concorrente que ameaçou sua liderança nas vendas do segmento.
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Apesar dos esforços da GM, isso acabou não acontecendo. Hoje em dia, conforme dados da Fenabrave (Federação dos Distribuidores de Veículos), no acumulado de janeiro a março de 2024, a Fiat Toro está com 10.219 unidades vendidas, ante 5.815 da Chevrolet Montana, ou seja, ainda há uma boa vantagem do modelo da marca italiana.
Mas, a partir de 2026, enfim, a vida da Fiat Toro não vai ficar tão fácil. E parece que a própria Stellantis já sabe disso. Isso porque a picape deverá estrear o sistema híbrido flex montado em Goiana (PE), o que poderá acontecer já no ano que vem, antes de duas novas e fortes rivais chegarem ao mercado: Volkswagen Tarok e a picape da Toyota, que deverá ter a mesma base do Corolla Cross, tudo fabricado em Sorocaba (SP).
Fiat Toro vai sofrer ataques de novas rivais
Com a provável chegada da Fiat Toro híbrida flex, haverá mais condições do embate com as novas concorrentes, que serão frutos de projetos completamente novos. A Tarok será fabricada em São José dos Pinhais (PR), com a nova plataforma MQB Hybrid e com inédito motor 1.5 TSI Evo 2, a ser feito em São Carlos (SP), com sistema híbrido leve.
O protótipo da Tarok foi mostrado no Salão do Automóvel de 2018, em São Paulo. O projeto foi engavetado com a pandemia, por falta de componentes na indústria, entre outros problemas, mas agora está em pleno vapor e deverá ser itens que servirão de trunfos na briga com a Toro, como a porta da caçamba bipartida da picape da Fiat.
Já a picape da Toyota deverá ser baseada no protótipo EPU, que foi mostrado em novembro do ano passado no Salão de Tóquio (Japão). Assim como a Tarok, o modelo da marca japonesa deverá ter ligação entre a cabine e a caçamba para que o usuário possa levar objetos mais compridos, seguindo a tendência das picapes se aproximarem cada vez mais dos SUVs nos mais variados aspectos.
Embora a Toyota não confirme, a nova picape intermediária eletrificada deverá ser fabricada em Sorocaba (SP), onde vai se concentrar a fabricação da marca no Brasil, uma vez que a unidade de produção em Indaiatuba (SP) será desativada gradualmente até 2026.
Além dos modelos da Volkswagen e Toyota, a Nissan e a Renault também preparam picapes rivais da Fiat Toro, ambas fabricada sobre a mesma plataforma do protótipo Niagara, que foi apresentado no Rio de Janeiro, em outubro. O novo utilitário será fabricado em Córdoba (Argentina), com estrutura monocoque, cujo projeto está sendo realizado no Centro de Design da Nissan no Brasil, com a ajuda de ferramentas de “inteligência artificial” .
O projeto de duas novas picapes da Renault e Nissan, com o mesmo porte da Fiat Toro, Chevrolet Montana, Ford Maverick, entre outras, aguarda uma fase crucial: o anúncio do investimento das duas empresas para estabelecer o volume de produção, a adaptação da linha de montagem, a criação de possíveis novos empregos e a data oficial de lançamento.
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