Picapes cada vez mais em alta no Brasil
Apesar do mercado em baixa, as picapes vêm registrando números de venda cada vez melhores
A necessidade de robustez para percorrer regiões com péssimo pavimento, o uso para o transporte de carga e até mesmo para quem gosta do estilo e o status proporcionado pelos modelos de médio porte, as picapes estão ganhando cada vez mais espaço no mercado. A chegada de modelos como a Renault Duster Oroch, que inaugurou o segmento, assim como a bem-aceita Fiat Toro, também estão contribuindo para este movimento.
A JATO Dynamics do Brasil divulgou uma interessante pesquisa onde analisa a evolução na venda das picapes ao longo do primeiro trimestre deste ano levando em conta todos os modelos oferecidos na categoria. Segundo a empresa, só na região Centro-Oeste foi registrado um aumento de 67% nas vendas, sendo que ela é responsável por 13,67% do mercado interno para a categoria.
O crescimento foi menor, de 45,55%, porém é na região Sudeste onde se encontra a maior parte do mercado para as picapes, com uma participação de 38%. Na região Sudeste foram emplacadas 20.682 unidades no primeiro trimestre deste ano, seguida pela região Sul com 11.186 e a Nordeste com 10.405. A região Centro-Oeste somou 7.458 emplacamentos seguida pela região Norte com 4.802.
Apesar do cenário melhor para as picapes, a JATO destaca que em relação a 2015 as vendas registram uma forte queda. Nos três primeiros meses de 2015 anterior foram emplacadas 87.497 unidades, número 37,67% superior às 54.533 unidades do mesmo período neste ano.
Mais novidades no segmento
Não é só no Brasil que as picapes voltaram a ganhar mais relevância. Até mesmo a Mercedes-Benz aposta em um crescimento relevante para as picapes de médio porte e vai entrar na categoria. Sabe-se que ela será desenvolvida em conjunto com a Renault-Nissan e deverá estrear entre o fim de 2018 e começo de 2019. O nome, ao que tudo indica, será GLT, embora alguns rumores dão conta de que a Mercedes-Benz poderá criar uma eventual “Classe X”.
A “irmã” da picape média da Mercedes-Benz será a Renault Alaskan e ambas serão produzidas na Argentina. A Alaskan estreará bem antes da picape da Mercedes e já deveremos vê-la rodando por aqui a partir do próximo ano. Seguramente a categoria das picapes média, que atualmente é liderada com folga pela Toyota Hilux, deverá ficar bem aquecida.
Já no andar de baixo, hoje representado pela Fiat Toro e a Renault Duster Oroch, uma estreia importante está prevista para daqui a dois ou três anos. A Hyundai pretende entrar no segmento das picapes compactas-médias com a Santa Cruz, revelada no Salão de Detroit em 2015. Bem aceito pelo público na principal mostra norte-americana, o modelo deverá ser uma boa aposta da marca e, sabendo do sucesso da Toro por aqui, dificilmente o Brasil ficaria de fora do radar para a Santa Cruz.