Picape Amarok ganha motor V6 turbodiesel

Com leves retoques no visual, modelo da Volkswagen deve abandonar motor 2.0 que esteve envolvido no escândalo de emissões
Volkswagen Amarok 2017

Volkswagen Amarok 2017 | Imagem: Divulgação

A Volkswagen abdicou de uma estratégia de motorização ‘downsizing’ na Amarok e resolveu seguir as concorrentes ao equipar a picape média com um motor V6. Apresentada na Europa nesta semana, a nova Amarok ganhou leves retoques no visual como faróis de neblina com molduras redesenhadas.

A novidade, no entanto, é mesmo o motor V6 3.0 TDI derivado do Touareg. Serão disponibilizadas três versões de potência: 163 cv, 204 cv e 224 cv – o torque chega a ultrapassar os 55 kgfm. Para se ter uma ideia, o atual motor 2.0 biturbo oferece 180 cv e 42,8 kgfm de torque.

O motor V6 também já atende a mais rigorosa legislação Euro6 de emissões de poluentes. Por falar nisso, embora a Volks não tenha dito claramente, a tendência é que o motor 3.0 substitua o 2.0, justamente por ter sido um dos pivôs do escândalo de emissões que a montadora acabou desmascarada nos Estados Unidos.

Três tipos de tração

A nova Amarok traz mais novidades. Uma delas é a oferta de tração 4x4 que pode ser desconectada – hoje ela possui apenas versão com tração traseira ou integral plena. A direção passa a ter assistência elétrica no lugar da hidráulica e os freios a disco nas quatro rodas além de assistente de frenagem de emergência.

Além do para-choque redesenhado, os faróis da nova Amarok estão parecidos com os da Saveiro 2017, o que certamente não foi uma coincidência. A grade está mais encorpada em com frisos verticais.

A marca não revela, mas acredita-se que a nova Amarok seja renovada na Argentina no segundo semestre e comece a ser vendida na virada do ano.