Picape Amarok chega a 700 mil unidades produzidas, mas nem isso garantiu sucessora na Argentina
Pioneiro modelo é fabricado em Pacheco desde 2009 e foi precursor de várias tecnologias avançadas no segmento. Apesar disso, Volks preferiu usar a nova Ranger em nova geração feita na África do Sul
Dá para afirmar que um veículo que já teve 700 mil unidades produzidas é um fracasso comercial? Claro que não, mas para a Volkswagen isso não foi o suficiente para que uma segunda geração da picape média Amarok seja produzida na Argentina.
A filial da montadora alemã acaba de comemorar o significativo marco de produção na unidade de Pacheco, obtido após 14 anos.
Siga o AUTOO nas redes: Instagram | LinkedIn | Youtube | Facebook | Twitter
O veículo foi precursor da sofisticação pela qual passou o segmento de picapes médias, junto da também argentina Hilux, que anos antes introduziu um padrão de conforto até então nunca visto.
Mas a Amarok foi além, incorporando diversas tecnologias de direção e um acerto mecânico digno de um automóvel. Vale lembrar que naquela época algumas rivais ainda usavam suspensões antiquadas e acionamento do 4x4 por alavanca manual.
O volume de vendas foi bastante elevado no começo da carreira da Amarok, proporcionando uma produção recorde de 77 mil unidades em 2011, seu melhor desempenho anual.
Mas, a despeito de a categoria ter evoluções mais distanciadas, a picape da VW manteve sempre um bom volume de produção, só abalado pela pandemia em 2020 - ainda assim 26 mil picapes saíram da fábrica argentina.
Tapa no visual e 2ª geração distante
Diante de um bom retrospecto como esse, uma empresa certamente partiria para uma segunda geração, corrigindo pontos fracos e melhorando ainda mais suas virtudes. Mas não no caso da Volks.
A empresa alemã desistiu de bolar uma nova Amarok com seu "DNA", para usar um velho jargão. Em vez disso, se associou à rival Ford para usar a base da nova Ranger na nova caminhonete.
Esse Amarok II, no entanto, será produzida na África do Sul e exportada para outros mercados que não o sul-americano.
Por aqui, continuaremos com a pioneira Amarok, mas atualizada esteticamente em linha a ser lançada em 2024. Uma pena, ainda mais vendo suas concorrentes investindo em seus veículos.
Recomendados por AUTOO
Dilema das picapes: Ranger XLS ou Titano completa?
Modelos da Ford e da Fiat têm pacotes diferentes, mas preços próximosMais um país recebe o maior avião brasileiro
Embraer entregou o primeiro C-390 Millennium para seu terceiro clienteNova Bajaj 250 é pedra no sapato de Honda e Yamaha
Dominar 250 2025 tem pacote completo e preço atrativo, mas conjunto pesado; análiseVeja outras colunas
Há 30 anos no mercado, SUV Sportage vai ganhar novo visual
24/10/2024 06h00Kia divulgou vídeo e primeiras imagens da reestilização do modelo, que será lançado em novembro. Brasil continua recebendo poucos veículos
Será desta vez que o Corolla Cross baterá as vendas do Jeep Compass?
30/07/2024 07h20SUV da Toyota tem superado rival por três meses consecutivos e estava 720 unidades atrás em emplacamentos até o final de julho
Nissan mira Corolla Cross e Toro com novos modelos para o Brasil a partir de 2026
28/06/2024 06h20Marca anunciou lançamento de um SUV médio e de uma picape intermediária, além de confirmar a segunda geração do Kicks nacional