Nova mecânica híbrida-leve da Stellantis estreia em 2023 na gama Peugeot
Conjunto eletrificado será baseado na terceira geração do motor 1.2 turbo e em inédita transmissão com dupla embreagem e motor elétrico integrado
A direção global da Peugeot revelou nesta semana que realizará em 2023 seu “ano elétrico”, oferecendo uma série de aprimoramentos em sua gama de modelos eletrificados.
As novidades, como já antecipamos, começam com a nova mecânica 100% elétrica para o e-208, que receberá o mesmo conjunto propulsor mais avançado presente na gama e-308, conferindo ao hatch compacto ganhos na potência máxima e na autonomia.
Avançando para o segmento de SUVs, caberá à Peugeot inaugurar no 3008 e no 5008 comercializados na Europa a nova geração do conjunto propulsor híbrido-leve da Stellantis, o qual será aproveitado por outras marcas e modelos do grupo empresarial.
A mecânica em questão tomará como base a terceira geração do motor 1.2 PureTech. Entre os avanços, o propulsor térmico adotará o ciclo Miller como forma de otimizar a eficiência e ainda contará com turbo de geometria variável, sistema de injeção direta com pressão de 350 bar, entre outras melhorias. A potência ficará ao redor de 136 cv e o torque máximo pouco acima dos 23 kgfm.
Outra grande evolução ficará por conta da transmissão eDCT, uma caixa de dupla embreagem com motor elétrico integrado desenvolvida pela Stellantis em conjunto com a Punch Powertrain.
De acordo com a Peugeot, a nova geração do conjunto híbrido-leve será capaz de proporcionar ao veículo até mesmo uma autonomia de 1 km em modo 100% elétrico, algo elogiável uma vez que estamos falando de uma mecânica bem mais simples do que uma configuração híbrida plena.
Interessante salientar que o Peugeot 3008 já conta, em paralelo, com uma alternativa híbrida plug-in bastante sofisticada, a qual é capaz de entregar autonomia em modo elétrico de 59 km, potência total de 300 cv e tração integral.
Atualmente a Peugeot importa ao Brasil o 3008 nas opções Griffe e GT, com preço inicial de R$ 229.990.
Por enquanto o SUV médio traz sob o capô apenas o motor 1.6 turbo com injeção direta associado ao câmbio automático de 6 marchas.
Com relação ao 5008, apesar do ótimo conjunto e a oferta de 7 lugares, a baixa procura pelo SUV o fez ser comercializado no Brasil somente entre 2018 e 2020.
Quem sabe, em um horizonte de longo prazo, a Peugeot não poderia considerar a oferta do 3008 com a nova mecânica híbrida-leve também por aqui, a qual certamente iria figurar como um interessante diferencial técnico para o SUV no segmento. Vamos acompanhar de perto.