Peugeot Partner sai de linha e Latin NCAP comemora: "decisão tardia"

Multivan era feita na Argentina e havia sido reprovada em teste de colisão feito na Alemanha
Peugeot Partner 2024

Peugeot Partner 2024 | Imagem: Divulgação

A Peugeot Partner, multivan que foi vendida no Brasil até 2022, teve seu fim anunciado na Argentina, onde ainda era fabricada em versões de passageiro, mas que seguirá em linha na opção furgão por mais um tempo. Vale lembrar que não se trata da Partner Rapid, versão Peugeot da Fiat Fiorino que é oferecida no Brasil.

VEJA TAMBÉM:

Conhecida como Partner Patagônica, a van era feita em El Palomar, e abre espaço na linha para os novos 208 e 2008. A informação foi confirmada pelo diretor comercial da Stellantis, Pablo García Leyenda, ao portal Motor1 Argentina. O mesmo rumo deve ter a “irmã” Citroën Berlingo.

A Partner era vendida com motor 1.6 a gasolina de 115 cv de potência e câmbio manual de cinco marchas ou 1.6 a diesel de 92 cv. O visual seguia o mesmo da versão Escapade que chegou a ser vendida no Brasil, com um visual aventureiro que trazia detalhes como adesivos nas laterais e grades nos farois e nas lanternas.

Decisão tardia

O Latin NCAP, órgão que faz testes de colisão em carros vendidos na América Latina, celebrou em nota o fato da Partner ter saído de linha. “O Latin NCAP considera que a decisão de parar de produzir o Peugeot Partner Patagônica é correta, embora tardia. A Stellantis demorou muito, pois é um modelo que está disponível no mercado há 26 anos, sendo oferecido sem vários recursos básicos”, disse a entidade.

No ano passado, o Latin NCAP comparou em testes a Partner feita na Argentina com a versão moderna do carro vendida na Europa e atestou risco de morte para todos os ocupantes do carro latino. Veja o vídeo da colisão acima. Na ocasião, a entidade pediu que a Stellantis parasse de produzir o modelo, mas foi atendida somente agora.

Siga o AUTOO nas redes: WhatsApp | LinkedIn | Youtube | Facebook | Twitter

Fernando Pedroso

Apaixonado por carros desde criança, se formou em jornalismo para trabalhar com automóveis. Realiza esse sonho desde 2006, e participando no AUTOO a partir de 2023