Peugeot mostra a nova geração do 3008
Crossover ficou maior nas dimensões, oferece mais espaço interno e estreia o sistema i-Cockpit Amplify
A Peugeot iniciou a semana com uma novidade bem interessante. A fabricante revelou nesta segunda-feira (23) a nova geração do 3008, que traz um conjunto ainda mais interessante.
O crossover teve o projeto amplamente revisto ganhou alguns centímetros a mais no entre-eixos e no comprimento (8 cm). Segundo a Peugeot, isso permitiu um oferecer mais conforto aos passageiros do banco traseiro, que ganharam 2,4 cm de espaço para as pernas dos ocupantes do banco traseiro, além de 4 mm para os ombros e 3,6 cm para o tronco e cabeça. Já na dianteira, o espaço para os ombros cresceu 1,7 cm. A largura do modelo segue inalterada, com 1,84 m, enquanto a altura foi reduzida em 1,9 cm e agora estaciona nos 1,62 m.
Outra boa notícia é que o porta-malas também cresceu e agora tem capacidade para 520 litros, uma sensível melhora de 90 litros em relação ao 3008 anterior. Com o banco traseiro rebatido a capacidade aumenta para 1.580 litros, algo superior a muita picape por aí. A Peugeot também destaca que passou a utilizar mais aços de Alta e Ultra Alta resistência, além de mais componentes em alumínio, como os braços da suspensão dianteira. Com isso, segundo a Peugeot, foi possível obter não só um ganho em consumo, como também em desempenho e no comportamento dinâmico.
A nova geração do Peugeot 3008 também estreia a evolução do sistema i-Cockpit, conforme havíamos antecipado aqui no AUTOO, que acrescenta mais funcionalidades no que a marca chama de Amplify. Por meio dele é possível variar a intensidade da luz ambiente e as cores do painel (função Sight), controlar os cinco programas de massagens para os bancos (Touch), escolher um perfume fornecido pela famosa grife Scentys and Antoine Lie que é colocado no sistema de climatização (Smell) e regular os ajustes do sistema de som (Hearing).
Vale destacar que o sistema de som foi concebido pela francesa Focal, que pela primeira vez excuta um trabalho para a indústria automobilística. O conjunto conta com 10 alto-falantes incluindo woofers, subwoofer e tweeters que trabalham em conjunto com um amplificador de 12 canais entregando 515W de potência. Sem dúvida nenhuma é um conjunto digno de carros de categorias superiores.
A central multimídia conta com sistema de navegação integrado em 3D fornecido pela TomTom, mas também é capaz de realizar o espelhamento de smartphones por meio dos softwares Android Auto, para celulares com sistema operacional do Google, e CarPlay, da Apple.
O crossover também ficou bem mais recheado de recursos de segurança. Ele recebeu o monitoramento da distância do carro a frente e também é capaz de realizar uma frenagem de emergência caso o motorista não atue a tempo. Além do recurso, o novo 3008 também conta com os alertas de saída de faixa de rodagem, que atua de forma sonora e visual, e de fadiga, monitorando os sinais do motorista e sugerindo um descanso a cada duas horas de direção em velocidades superiores a 65 km/h.
Completam o excelente pacote de segurança recursos como o farol alto com facho automático, leitor de placas de velocidade, piloto automático adaptativo com função de trânsito, monitoramento de pontos cegos e assistente de estacionamento. O 3008 também oferecerá os sistemas Visiopark1, com uma câmera de 180º na parte traseira, e Visiopark2, que acrescenta a mesma câmera no para-choque dianteiro e permite uma visão de 360º ao redor do modelo. As imagens são exibidas na tela da central multimídia.
Na Europa, o novo 3008 contará em sua versão de entrada com o motor 1.2 turbo e opções de câmbio manual e automático, ambos com 6 marchas. A variante mais potente a gasolina será a 1.6 THP, também turbo, e já oferecida no Brasil com transmissão automática de 6 velocidades. A apresentação ao público ocorrerá em setembro deste ano durante o Salão de Paris, sendo que a chegada ao Brasil deverá ocorrer só a partir de 2017.