Peugeot lança linha de carros elétricos

Marca garante que além de ecológicos os carros serão divertidos de dirigir
Peugeot 508 2020

Peugeot 508 2020 | Imagem: Peugeot

 Carros elétricos estão cada vez mais na moda e a indústria aponta esse tipo de propulsão (ou algo similar) como o futuro da mobilidade. A Peugeot anunciou que vai criar uma família de veículos eletrificados, começando pelo sedã 508. Com ele, a marca lança uma campanha de deixar o futuro menos enfadonho (#unboring the future) e o conceito, chamado de 508 Sport Engineered, tem a missão de trazer o puro prazer de dirigir.

Essa linha ecológica dedicada à performance foi assinada pelos engenheiros da marca e é baseada no 508 híbrido, entregando alto desempenho e zero emissões, algo ainda não visto na marca. O 508 elétrico será oficialmente apresentado no Salão de Genebra.

Segundo a marca, o elétrico é composto por três motores: um PureTech 200, um elétrico de 110 cv na frente e outro de 200 cv atrás, duas fontes de energia e tração nas quatro rodas, entregando 400 cv e 50 kgfm de torque. A Peugeot afirma que o sedã acelera de 0 a 100 km/h em 4,3 segundos. A aceleração de 400 e 1000 metros são feitas em 12,5s e 23,2 s, respectivamente. Já a retomada de 80 a 120 km/h é realizada em 2,5s, enquanto que a de 80 a 180 km/h em 9,3s. A velocidade máxima chega a 250 km/h. E tudo isso com apenas 49g de emissão de CO² por quilômetro.

No modo normal o veículo utiliza apenas o propulsor elétrico até 50 km/h. Mas quando acionado o modo Sport, aí o 1.2 à combustão entra em ação e ajuda a cumprir os números de desempenho divulgados pela montadora. A bateria não tem grande capacidade, apenas 11 kWh, o que é pouco quando comparado a veículos como o Nissan Leaf, que tem 40 kWh.

Para frear todo esse desempenho o conjunto é composto por discos ventilados de 380mm e quatro pistões na dianteira. Os pneus esportivos da Michelin são 245/35 R20 Pilot Sport 4S e foram escolhidos para oferecer mais aderência.

Por dentro o i--Cockpit cumpre bem o papel de impressionar motorista e passageiros. O painel é desenhado para que o motorista mantenha 100% da antenção na pista, com um painel de instrumentos head-up de 12,3 polegadas (aquele que fica em posição elevada, como no 2008) e tela multimídia de 10" HD sensível ao toque. Os bancos e tecidos das portas são de Alcantara e o design é envolvente.

"A eletrificação nos permitiu desenvolver a linha mais esportiva já vista na Peugeot. Nós sonhávamos em fazer isso e agora realizamos", afirmou o CEO da Peugeot Sport, Bruno Famin. Em breve poderemos contar com carros divertidos e ecológicos.

Vinicius Montoia

Formado pela PUC-SP em jornalismo, Vinicius já atua no setor automobilístico desde 2013. É criador do canal Narração Esportiva do Youtube, projeto que conta a história dos maiores narradores esportivos do país