Peugeot e Citroën mostram nova geração da Partner e Berlingo
Novas vans, que incluem também a nova Opel Combo tiveram primeira imagem revelada
O grupo PSA está decidido a recuperar o espaço perdido nos últimos anos e uma das frentes de batalha mais importantes é o mercado de utilitários. Para quem não sabe, a Citroën é muito forte no segmento na Europa, com o Berlingo como vice-líder entre as vans pequenas, lá chamadas de LAV, Lazy Activity Vehicles, cuja tradução literal diz pouco em português. Melhor chamá-los de veículos de trabalho e lazer.
Pois o Berlingo e seu primeiro Partner, da Peugeot, vão ganhar uma nova geração baseada na plataforma EMP2. A primeira imagem deles foi revelada nesta semana pela PSA, juntamente com o Opel Combo, agora que a marca alemã e seu braço inglês Vauxhall passaram a fazer parte do grupo.
As imagens, como é possível constatar, não mostram os veículos por inteiro, mas já adiantam que na Citroën a inspiração foi o novo Aircross enquanto na Peugeot a parte frontal parece mais original, com um filete de LEDs cortando o conjunto óptico – no caso da Opel, o Combo é uma mudança radical afinal a geração atual é uma versão sob licença do Doblò, da Fiat.
Nova geração de motores e sistemas de auxílio à direção
Como é comum em projetos conjuntos como esse, os três modelos devem oferecer praticamente a mesma coisa, seja em volume de carroceria, versões de motores e opções de assento – são esperadas versões de cinco e sete lugares. Mas a PSA ressalta que, graças à nova arquitetura, será possível equipá-los com motores e câmbios mais modernos e com isso beneficiar seu desempenho e eficiência.
A plataforma EMP2 é semelhante à tão conhecida MQB, da Volkswagen. Trata-se de um conjunto de componentes e de estruturas modulares que podem servir a uma ampla gama de veículos e com isso reduzir custos de produção. Ela é adotada por exemplo no novo C4 Picasso e nas vans médias Jumpy e Expert recentemente lançadas no Brasil.
A nova geração do Berlingo, Partner e Combo será produzida na Espanha e Portugal nos próximos meses, mas os detalhes só serão revelados nas próximas semanas pela PSA.
Apenas para lembrar que o grupo francês resolveu investir pesado no segmento comercial, inclusive na América do Sul. Depois de atuar de forma discreta nesse mercado, a PSA deu início à montagem dos dois utilitários citados acima no Uruguai. Resta saber se a nova geração do Berlingo e Partner um dia chegará por aqui também. Afinal, os dois modelos ainda são vendidos na região, mas praticamente em fim de carreira.