Peugeot 308 ganha câmbio automático de seis marchas

Além do novo câmbio, que proporciona maior economia, a suspensão de toda a linha do hatchback foi melhorada

Peugeot 308 recebeu nova suspensão que prioriza o conforto | Imagem: Divulgação

O Peugeot 308 seguiu os passos do seu “irmão”, o sedã 408: teve sua suspensão aperfeiçoada e ainda recebeu a  transmissão automática de seis velocidades. O novo câmbio equipa a versão 2.0 Allure e substitui a antiga transmissão de quatro marchas.

O câmbio de seis marchas, produzido pela japonesa Aisin, é o mesmo que equipa outros modelos da Peugeot e da Citroën. Mais avançado, o equipamento se destaca pelas trocas mais suaves de marcha, um dos pontos fracos da caixa anterior, chamada de BVA.

Outro detalhe que chama a atenção é o sistema de leitura de relevo. O processo impede, por razões de segurança, que o veículo saia "desgovernado" em uma descida ou após uma forte pisada no acelerador, acionando o freio motor. Nas subidas o procedimento trabalha em uma faixa de torque mais próxima do ideal, segundo a montadora.
 
Veja também: Peugeot 308 esportivo vem com 270 cv

A associação do novo conjunto de transmissão ao motor 2.0 litros 16V, capaz de gerar 151 cv (etanol), gerou também ganhos no desempenho. No 0 a 100 km/h, o modelo ficou 0,8 segundos mais rápido do que quando equipado com o câmbio automático de quatro velocidades. A Peugeot afirma que o consumo de combustível foi reduzido em cerca de 5%.

Veja também: Peugeot 408 com novo câmbio gasta menos

Além do novo câmbio, a suspensão foi retrabalhada para toda a linha do hatchback. De acordo com o fabricante, ela ficou mais macia, o que privilegia o conforto, mas resulta em um carro um pouco menos esportivo. Quanto aos opcionais, o teto solar panorâmico, assim como as luzes diurnas em LEDs agora são oferecidos desde a versão de entrada.

As modificações no hatch médio são uma resposta da companhia francesa às principais críticas feitas ao modelo. O compacto tem uma dura briga pela frente (ele é hoje o 3º mais vendido do segmento), já que o mercado brasileiro está dando boas-vindas à concorrentes de peso, como o novo Volkswagen Golf e o Ford Focus.

Confira a tabela de preços para as versões do Peugeot 308:

Active Flex 1.6 16V: R$ 52.990

Allure manual Flex 2.0: 16V: R$ 60.990

Allure automático Flex 2.0: R$ 66.490

Griffe 1.6 THP: R$ 74.990 

Recomendados por AUTOO

Youtube
Dilema das picapes: Ranger XLS ou Titano completa?

Dilema das picapes: Ranger XLS ou Titano completa?

Modelos da Ford e da Fiat têm pacotes diferentes, mas preços próximos
Aviação
Mais um país recebe o maior avião brasileiro

Mais um país recebe o maior avião brasileiro

Embraer entregou o primeiro C-390 Millennium para seu terceiro cliente
MOTOO
Nova Bajaj 250 é pedra no sapato de Honda e Yamaha

Nova Bajaj 250 é pedra no sapato de Honda e Yamaha

Dominar 250 2025 tem pacote completo e preço atrativo, mas conjunto pesado; análise