Peugeot 208 GT da linha 2025 mostra equilíbrio entre desempenho e consumo

Não espere um "foguete de bolso" como o GT anterior, com motor 1.6 turbo e câmbio manual
Peugeot 208 GT da linha 2025 tem boa relação entre consumo e desempenho entre os destaques

Peugeot 208 GT da linha 2025 tem boa relação entre consumo e desempenho entre os destaques | Imagem: Carlos Guimarães

Não é de hoje que a sigla GT vem sendo usada por algumas fabricantes sem muita consideração com o significado que ela teve no passado. Antes estampada apenas em esportivos de verdade, agora ela tem sido "banalizada" em versões que procuram convencer mais pelo visual.

É o caso do Peugeot 208 GT, da linha 2025, que tem preço sugerido de R$ 114.990 e, como mérito principal, o equilibrio entre consumo e desempenho.

VEJA TAMBÉM:

Esqueça o 208 GT que foi vendido brevemente entre 2016 e 2019. Este sim, até que fez jus à sigla que pode ser encontrada cravada nas carrocerias de Mustang, Porsche, entre outros.

Vem com motor 1.6 THP, de 173 cv e câmbio manual de 6 marchas. Bem diferente do novo 208 GT que avaliamos por uma semana, com o 1.0 turboflex de 130 cv com caixa automática CVT, que simula até 7 marchas. 

Nem mesmo hastes atrás do volante o 208 GT da linha 2025 tem, algo que até o SUV 2008 GT conta na lista de equipamentos. Se estiver animado para fazer trocas sequenciais vai ter que colocar a alavanca de câmbio para o lado esquerdo e fazer toques para frente e para trás, algo nada convidativo.

Estiloso e equilibrado

Peugeot 208 GT 2025
Peugeot 208 GT 2025 tem volante achatado e costuras contratantes nos bancos revestidos de couro
Imagem: Divulgação

A partir disso já dá para notar que é melhor não forçar muito a barra com este 208 GT com motor 1.0 e câmbio CVT. No dia a dia, o que você vai notar é que o carro até que tem certa agilidade, acelerando de 0 a 100 km/h em plausíveis 9 segundos (ante 7,6 s do 208 GT 1.6 THP) e podendo atingir 206 km/h (menos que os 222 km/h do GT 1.6 THP). 

Bom mesmo é que o 208 GT 1.0 CVT consegue ser um carro econômico. De acordo com o Inmetro, pode fazer 12,5 km/l de gasolina na cidade e 14,1 km/l na estrada, números que caem para 8,8 km/l e 10 km/l com etanol, respectivamente. Nada mau. 

Afora o desempenho morno, o 208 GT se mostra bem acertado quando o assunto é suspensão, direção e freios. O volante esportivo e a posição de dirigir que obriga a manter uma postura mais adequada ajudam a sensação de boa dirigibilidade.

Ao acelerar, o ponteiro digital no cluster 3D não é muito animador e preciso como um contagiros convencional, mas cumpre seu papel. 

Peugeot 208 GT 2025
Peugeot 208 GT 2025 vem com cluster digital 3D, que não se mostra dos mais precisos
Imagem: Divulgação

Ainda na comparação com o SUV 2008 GT, o hatch também perde o botão físico que ajusta o volume do som, controlado apenas pela tela do sistema multimídia, de 10 polegadas, ou pelos botões no volante. Aliás, mais uma vez a Peugeot economiza ao concentrar as regulagens do ar-condicionado na tela, o que não é muito cômodo.

Em contrapartida, o visual do 208 GT é interessante. Em um mundo em que parecer é cada vez mais importante, não há onde encontrar defeito no visual do carro. Já começa pela nova cor Cinza Selenium, em contraste com o preto brilhante em partes como arcos dos para-lamas, carcaças dos retrovisores e o defletor de ar na traseira.

As rodas estilosas, de aro 17 montadas em pneus 205/45R 17, ajudam a compor a esportividade do hatch compacto, bem como os faróis e lanternas full LED e a grade dianteira com pequenos detallhes na cor da carroceria. Por dentro, há apliques que imitam fibra de carbôno, teto solar panorâmico e bancos com costuras aparentes, mas falta espaço no banco traseiro.

Quem tiver mais de 1,70 metro de altura e for sentado atrás vai se sentir um pouco apertado. Além disso, não há entradas USB para os passageiros do banco traseiro, nem saídas de ar, apenas um pequeno porta-objetos. No porta-malas, vão módicos 265 litros. Portanto, o 208 GT da linha 2025 não é para famílias que procuram por um hatch espaçoso. 

Veredicto

Peugeot 208 GT da linha 2025 vem com peças pintadas de preto brilhante entre os itens de série
Peugeot 208 GT da linha 2025 vem com peças pintadas de preto brilhante entre os itens de série
Imagem: Carlos Guimarães

O que surpreende no Peugeot 208 GT é a capacidade de conciliar certa agilidade no dia a dia com baixo consumo de combustível. O visual também é ponto forte do carro, assim como a relação entre custo e benefício, pelo menos enquanto a marca francesa não mexer no preço competitivo.

Receba notícias quentes sobre carros em seu WhatsApp! Clique no link e siga o Canal do AUTOO.

Recomendados por AUTOO

Youtube
Dilema das picapes: Ranger XLS ou Titano completa?

Dilema das picapes: Ranger XLS ou Titano completa?

Modelos da Ford e da Fiat têm pacotes diferentes, mas preços próximos
Aviação
Mais um país recebe o maior avião brasileiro

Mais um país recebe o maior avião brasileiro

Embraer entregou o primeiro C-390 Millennium para seu terceiro cliente
MOTOO
Nova Bajaj 250 é pedra no sapato de Honda e Yamaha

Nova Bajaj 250 é pedra no sapato de Honda e Yamaha

Dominar 250 2025 tem pacote completo e preço atrativo, mas conjunto pesado; análise