Peugeot 208 estreia atualizações estéticas e mecânicas em 2023
Francesa também prepara um inédito SUV-cupê baseado no novo 308
Modelo de entrada da Peugeot no Brasil, tudo o que envolve o 208 merece nossa atenção. Produzida na Argentina e lançada em nosso país em 2020, a nova geração do hatch não obteve o sucesso comercial esperado, mas trouxe ao segmento um modelo que se distingue dos demais por conta do design arrojado, o bom nível de acabamento e o pacote de assistentes de condução bastante robusto que traz de série em sua versão topo de linha com motor térmico.
Na Europa, onde estreou um ano antes, o Peugeot 208 já tem nos planos o primeiro facelift da presente geração, que deve estrear em 2023 no Velho Continente.
Segundo as apurações iniciais da mídia especializada francesa, basicamente as evoluções estéticas externas contemplam o alinhamento do hatch com o novo visual que estreou em produtos como os SUVs 3008 e 5008, além do totalmente renovado 308. Trata-se, basicamente, de uma nova grade frontal já com o logotipo revisto da marca francesa, além de um novo para-choque dianteiro com o interessante efeito de “prolongamento” da grade dianteira. De acordo com a imprensa local, a Peugeot não deverá realizar mudanças em outras partes do carro, como capô, faróis e para-lamas, para não encarecer demais o projeto.
Internamente, contudo, cogita-se a inclusão no hatch de uma tela maior para a central multimídia, provavelmente herdada da nova geração do Peugeot 308. A introdução de novos assistentes de condução também é esperada para o hatch compacto.
Em termos mecânicos, ponto onde o atual 208 argentino deixa a desejar ao oferecer no Brasil apenas o propulsor 1.6 16V aspirado, na Europa o hatch francês já deverá atender o padrão Euro 7 previsto para vigorar a partir de 2026.
Com isso, a Peugeot montará sua gama baseada no propulsor 1.2 PureTech e vai investir na eletrificação do conjunto. As versões ganharão tecnologia híbrida-leve tanto nas opções com câmbio manual, como nas variantes automáticas, no caso adotando a nova transmissão e-DCT de dupla embreagem da Punch que integra um motor elétrico.
Já a opção 100% elétrica do 208, que está prevista para o Brasil, deverá receber aprimoramentos técnicos junto com o facelift de meio-ciclo da presente geração do hatch. Está cotada a chegada de um novo motor elétrico para o modelo produzido pela Nidec, o qual substituirá a unidade de 136 cv atualmente utilizada pelo modelo. A bateria principal do sistema também deverá ser aprimorada com o uso de uma nova solução química, o que vai colaborar para aumentar a autonomia do modelo.
Considerando a diferença de tempo entre a apresentação do novo 208 na Europa e a sua estreia em nossa região, é provável que o pacote de melhorias para o hatch chegue o carro produzido na Argentina e vendido por aqui somente a partir de 2024.
Em paralelo, cogita-se a possibilidade do 208 argentino ser beneficiado com a introdução do motor 1.0 turbo da família GSE que a Stellantis produzirá em Betim (MG). O processo de adaptação do propulsor ao modelo não é simples e levará tempo, contudo seria uma decisão que poderá ajudar na melhor aceitação do hatch por aqui e impulsionar as vendas do Peugeot.
Peugeot desenvolve um inédito SUV-cupê
Em paralelo à atualização do Peugeot 208, a marca francesa prepara uma investida em um novo segmento na Europa.
Tomando como base o novo 308, a fabricante espera criar um SUV-cupê rival do Renault Arkana. A novidade é tratada internamente pelo código de projeto P54 e deverá ser lançada no primeiro semestre do ano que vem.
Com design fortemente baseado no hatch médio, a novidade deverá utilizar apenas conjuntos propulsores eletrificados, incluindo híbridos plug-in, com potência alcançando a casa dos 225 cv.