Peugeot 208 argentino ganha apenas duas estrelas no Latin NCAP

Entidade independente também avaliou a geração anterior do Hyundai Tucson, que zerou no teste
Teste frontal com o Peugeot 208 argentino

Teste frontal com o Peugeot 208 argentino | Imagem: Latin NCAP

A nova rodada de testes de segurança promovida pelo Latin NCAP, avaliou dois modelos vendidos na região, o Peugeot 208 produzido na Argentina, e o Hyundai Tucson da geração anterior.

Devido aos novos padrões do instituto, mais exigentes, o 208 de nova geração obteve apenas 2 estrelas, embora equipado com quatro airbags e controle de estabilidade (ESC).

Segundo o Latin NCAP, o 208 foi avaliado em impacto frontal, impacto lateral, chicotada cervical (whiplash), proteção de pedestres, ESC, teste de alce (moose test) e sistema de assistência à velocidade (SAS).

“O modelo mostrou um desempenho aceitável no impacto frontal e bom no impacto lateral para a proteção de ocupantes adultos, devido aos seus sistemas de retenção. A proteção contra chicotada cervical foi boa, o veículo está em conformidade com o regulamento de impacto traseiro UNR32 e oferece uma folha de resgate de acordo com os requisitos do Latin NCAP. A estrutura do habitáculo e a área dos pés foram consideradas instáveis”, afirmou o Latin NCAP.

“A falta de airbags laterais padrão para a cabeça limitou a pontuação do veículo. Para ganhar pontos de AEB, os modelos necessitam proteção passiva total. Sem os airbags laterais de cortina, o 208 não pode somar pontos de AEB, tecnologia disponível nas versões”, concluiu.

A razão para a pontuação baixa está relacionada à falta do interruptor de desconexão do airbag do passageiro e problemas com a geometria do cinto de segurança e do assento.

Houve ainda um problema com o encosto traseiro que escapou durante o choque e gerou dúvidas sobre sua montagem correta. A Peugeot então fez mudanças a esse respeito e o carro voltou a ser avaliado com boa resposta. Assista ao vídeo do teste de impacto no final do texto.

Impacto lateral no Hyundai Tucson
Impacto lateral no Hyundai Tucson
Imagem: Latin NCAP

Tucson zera pontuação

O Latin NCAP adquiriu um Hyundai Tucson da geração anterior, fabricado na Coreia do Sul no ano passado. A entidade decidiu levar à frente a avaliação porque havia recebido a confirmação do fabricante que o modelo permaneceria em linha por pelo menos dois anos no continente, mas ainda neste ano a nova geração passou a ser vendida em alguns países.

Além de ter obtido notas baixas no primeiro teste de segurança passiva de pedestres, o SUV precisou ter peças substituídas como parte do processo, mas o Latin NCAP só conseguiu recuperar o veículo sete meses depois.

A entidade acredita que a Hyundai possa ter dificultado o acesso às peças de reposição para atrasar a conclusão do teste ou então “o sistema de peças de reposição da Hyundai é ineficiente, lento e manteria o consumidor esperando meses para obter uma peça original”.

"É surpreendente que uma plataforma global relevante como o 208 tenha eliminado equipamentos de segurança padrão importantes de sua versão original como os airbags laterais para a cabeça. O Latin NCAP incentiva a Peugeot a atualizar o equipamento do veículo para oferecê-lo como padrão o mais rápido possível e então reavaliar para demonstrar seus benefícios aos consumidores”, afirmou Alejandro Furas, Secretário Geral do Latin NCAP.

“O Latin NCAP está mais uma vez decepcionado com a Hyundai com sua atitude em relação à saúde e a segurança dos consumidores latino-americanos. É incrível que um SUV como o Tucson não ofereça proteção lateral e ESC padrão. Também é preocupante o atraso incomumente longo na entrega das peças originais. Apelamos urgentemente à Hyundai para fazer uma mudança importante na estratégia de segurança básica na LAC e nivelar sua política na Europa, Austrália e Estados Unidos, entre outros. O Latin NCAP acredita que a informação ao consumidor, conhecida como rotulagem de segurança do veículo, pode ajudar a melhorar drástica e rapidamente o nível de segurança do veículo como resultado de uma ação voluntária", comentou Furas sobre o SUV.

Redação

Autoo