Peugeot 1008 será o mini-SUV gêmeo do novo C3 no Brasil

Marca do leão terá sua versão derivada do modelo da Citroën que será revelado neste mês
Projeção de Kleber Silva para o inédito Peugeot 1008

Projeção de Kleber Silva para o inédito Peugeot 1008 | Imagem: Kleber Silva

O futuro Peugeot 1008 deve ser a aposta da marca para o segmento subcompacto nos próximos anos. Segundo os franceses do L’Argus, o modelo será uma espécie de mini-SUV derivado da nova geração do Citroën C3. Este, por sua vez, será revelado no próximo dia 16 deste mês, quando a montadora francesa fará uma apresentação virtual da novidade.  

Por conta desse parentesco, o 1008 também vai utilizar a mesma plataforma do irmão da Citroën. Trata-se de uma versão simplificada da arquitetura CMP, que é a utilizada pelo Peugeot 208 fabricado na Argentina. Com isso, 1008 e C3 compartilhariam diversos elementos, como conjunto mecânico e componentes, além da linha de produção.

No entanto, o visual vai ser diferente. E isso tanto no exterior quanto no interior. A tendência é que o 1008 seja ligeiramente mais sofisticado do que o C3, uma que ele seria posicionado acima do modelo da Citroën, tendo preço final superior.

Longo prazo

Porém, embora seja dado como certo pela publicação da França, o Peugeot 1008 deve demorar para estrear. Sua produção está prevista para 2025 e é provável que até lá ele possa substituir o atual 2008 na linha de montagem da marca em Porto Real (RJ).

E o Peugeot 1008 não deve ficar restrito apenas ao mercado brasileiro. A ideia da marca é levá-lo para a Europa como sucessor do 108 atual. Por isso pode ser que ele ganhe uma versão elétrica para o mercado do velho continente.

No Brasil, ele poderia utilizar a gama atual de motores flex da Stellantis, como o 1.3 Firefly de 109 cv de potência e o 1.0 GSE turbo que vai estrear no Fiat Pulse. 

Projeção de Kleber Silva para o inédito Peugeot 1008
Projeção de Kleber Silva para o inédito Peugeot 1008
Imagem: Kleber Silva