Peugeot 1008 deve ser revelado neste ano

Crossover de entrada da marca francesa pode ser oferecido no Brasil
Futuro Peugeot 1008 em desenvolvimento usando um 208 como base

Futuro Peugeot 1008 em desenvolvimento usando um 208 como base | Imagem: Ferd

Parece que uma nova tendência ganha cada vez mais força nas montadoras globais: a dos SUVs subcompactos, ou seja, modelos com comprimento abaixo dos 4 metros. Depois das iniciativas de Volkswagen e Renault, é a vez da Peugeot sinalizar que deve entrar no segmento ainda neste ano.

Várias “mulas” (veículos de série usados para validar/testar novos componentes e projetos) como se diz no jargão automotivo do atual Peugeot 208 estão sendo flagradas com frequência cada vez maior na Europa, como nos mostra as imagens divulgadas pela fan page Ferd.

Nelas, é possível ver o atual hatch da Peugeot com os para-lamas alargados e a carroceria com maior altura em relação ao solo, sinalizando que claramente está sendo avaliado ali um novo SUV/crossover.

Já comentado nos bastidores há um bom tempo, o Peugeot 1008 será mais um modelo com proposta semelhante ao do Audi Q2, por exemplo, um automóvel bem compacto, prático para o uso nos grandes centros urbanos, mas que combina a aspecto mais robusto e a posição de dirigir elevada dos atuais SUVs compactos.

De acordo com apostas da mídia especializada europeia, o Peugeot 1008 deverá ser movido apenas por propulsores de 3 cilindros, com destaque para o 1.2 (que no Velho Continente conta com uma variante turbo) também comercializado no Brasil nas versões de entrada do 208.

Como aqui no Brasil teremos praticamente toda a gama de crossovers da Peugeot, com o 2008 produzido aqui, a nova geração do 3008 já oferecida nas concessionárias e o 5008 com a importação confirmada ao país, não é muito fora da realidade apostar que o 1008 também possa ser comercializado aqui.

Resta saber se um eventual Peugeot 1008 importado não chegaria com um preço elevado demais ao Brasil, resultando em uma sobreposição de valores com o 2008 brasileiro. Talvez uma saída seria oferecer em nosso país o 1008 em versões topo de linha, equipadas com o 1.2 turbo. Vamos acompanhar qualquer sinalização da Peugeot sobre o assunto, sobretudo após a estreia oficial do modelo na Europa.

César Tizo

O "Guru dos Carros", César Tizo se juntou ao time este ano e está à frente dos portais AUTOO e MOTOO. É o expert em aconselhar a compra de automóveis