''Petit Citron'': há 100 anos estreava o carro pensado para as mulheres
Citroën aproveita o Dia Internacional das Mulheres para relembrar a trajetória do 5CV
Aproveitando a comemoração do Dia Internacional das Mulheres neste 8 de março, a Citroën relembra um fato interessante de sua história e que está profundamente vinculado ao dia de hoje.
Trata-se da história do Citroën 5CV, que foi um modelo especialmente concebido para o público feminino pelo próprio criador da marca, André Citroën.
Lançado em 1922, portanto há exatos 100 anos, o Citroën 5CV estava inserido em uma época em que o uso do automóvel era, em grande parte, associado ao universo masculino por conta de uma série de particularidades dessas máquinas à época.
Segundo a Citroën explica, os carros criados até então não tinham direção hidráulica ou servo freio, eram pesados e seus motores exigiam que o motorista estivesse atento para regular manualmente diversos pontos, como a mistura de combustível e até a pressão no tanque de combustível.
Isso significava que os carros eram destinados quase que exclusivamente ao público masculino, pois conduzi-los exigia muito esforço físico e, além disso, era uma tarefa que somente motoristas profissionais poderiam realizar. Como consequência, grande parte desses motoristas profissionais também eram todos homens.
Quebrando paradigmas
Nesse contexto, o Citroën 5CV foi pensado para ser acessível e fácil de operar, permitindo que jovens e mulheres pudessem ter acesso ao carro próprio.
Considerado o primeiro automóvel popular da Europa, o Citroën 5CV enfatizava a proposta apostando em cores muito vivas e alegres.
Quase todas as primeiras unidades tinham sua carroceria pintadas na cor amarela com os para-lamas pintados de preto. A cor amarela, o seu tamanho e o formato da traseira do modelo fizeram com ele logo fosse conhecido como "Petit Citron" ("Pequeno Limão” em português, também traçando um paralelo com o nome da marca).
Leve, graças ao motor 4 cilindros, o “Petit Citron” contava com manutenção simples. O baixo peso associado aos pneus estreitos conferiam ao modelo um estilo de direção muito mais suave, inclusive para o acionamento dos freios.
Não por acaso, como é possível ver na peça publicitária abaixo, toda a comunicação do Citroën 5CV focava muito nas mulheres, conferindo a este público destaque até maior do que o próprio carro, ressalta a fabricante.
A meta, segundo a Citroën, era incentivar as mulheres para que elas se sentissem à vontade para dirigir e incentivadas a ter o próprio carro.