Desejo de compra ou troca de carro segue em alta entre brasileiros
Pesquisa revela forte intenção do público para aquisição de veículos ainda neste ano
A pandemia da Covid-19 ampliou a busca pelo automóvel como meio de transporte, mostra pesquisa da Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea) e da Webmotors sobre intenção de compra no Brasil. O levantamento, que entrevistou 4.240 pessoas, mostra que 75% querem comprar ou trocar de carro ainda em 2021.
Entre os participantes da pesquisa, 74% já possuem carro e 26% não. Dos que têm veículos, 73% têm intenção de trocar o modelo neste ano, mas o percentual dos que pretendem trocar agora é de 21%. O percentual dos que pretendem fazer a compra imediata entre os que não têm carro é maior (34%). Dos 26% que não tem automóvel, 80% querem fazer a compra em 2021.
Diante das medidas de segurança sanitária por causa da Covid-19, 79% dos que possuem carro disseram estar usando o veículo com mais frequência. Em seguida, o transporte por aplicativo (16%), a opção a pé (14%) e, por último, o transporte coletivo (3%). Dos que não têm carro, mas pretendem comprar, o meio que mais passou a usar foi o transporte por aplicativo (46%), a pé (29%) e transporte coletivo (18%).
Entre os proprietários, 58% disseram que os preços estão muito altos e isso é o que mais os impede de comprar um veículo. Para 29%, as altas taxas de juros por parte dos bancos também são impeditivos. A alta dos preços também é o que impede 63% dos que não têm carros ainda e 37% apontaram as taxas de juros. O alto valor da entrada para o financiamento foi apontado por 26% dos que fariam um novo investimento.
Preferência do público
Outra questão trazida pela amostra é o financiamento ainda como principal forma de pagamento, apesar da opção à vista mostrar crescimento, sobretudo entre os que já têm carro. Com relação a ações que motivariam a compra a curto prazo, a jornada de aquisição 100% online, não teve muita consideração. Apesar, do interesse dos que não possuem carro, ser 2 vezes maior (16%).
Entre quem já possui um carro, a opção de troca por um modelo usado foi citada por 86% dos participantes, enquanto outros 14% revelam a preferência por um "Zero Km".
Com relação às carrocerias que pretendem comprar, há movimentações entre os modelos mais desejados, pois, na comparação com estudos anteriores, a distribuição foi: hatches passaram de 18% para 16%; sedãs de 34% para 29%; SUVs de 38% para 39%; picapes de 7% para 13% (quase dobrou); e as outras carrocerias permaneceram em 3%.
Entre aqueles que ainda não têm carro, a opção por adquirir um usado foi citada por 94% dos entrevistados.
Com informações da Agência Brasil, Webmotors e Anfavea