Pesquisa aponta os 10 sedãs compactos seminovos que mais valorizaram neste ano
Primeiro lugar na lista alcançou ganho de 17,6% no preço de venda
Categoria que segue relevante no mercado nacional, os sedãs compactos figuram como uma boa opção para quem deseja um automóvel com espaço para bagagens superior, preservando o valor de compra acessível.
Segundo uma pesquisa recente da Mobiauto em sua base de dados, modelos como Hyundai HB20S, Nissan Versa e Volkswagen Voyage também se mostram ótimos negócios do ponto de vista comercial.
A empresa analisou o comportamento de mercado envolvendo unidades seminovas de alguns sedãs compactos de maior representatividade no mercado, levando em conta a revenda desses carros neste ano.
O resultado surpreendeu, com uma valorização de 17,6% no preço de venda do Hyundai HB20S 2019 considerando a relação entre o primeiro semestre de 2021 e o mesmo período em 2022.
“É um segmento que exibe um comprador muito fiel, no qual não costuma haver novas peças com frequência nesse tabuleiro. Dos dez modelos pesquisados, nenhum é, digamos, novidade. Por isso mesmo há de se destacar a relevância do HB20S, que vem conquistando admiradores a cada ano e hoje é o modelo mais valorizado do país”, destaca o consultor Sant Clair Castro Jr, CEO da Mobiauto.
Ainda de acordo com os organizadores da pesquisa, “das dez versões que tiveram os maiores reajustes nos preços, o sedã da linha HB20 foi responsável por cinco, com correções sempre acima de 19%. Bom negócio, hein? Você compra seu carro, usa por um ano e ainda vê seu capital aumentar cerca de um quinto!?”, salienta o comunicado da Mobiauto.
Outra constatação da pesquisa diz respeito à prevalência das marcas asiáticas no levantamento dos sedãs compactos mais valorizados, o que demonstra que essas fabricantes caíram no gosto do público e superam, em alguns casos, fabricantes há mais tempo estabelecidos em nosso país, como Chevrolet e VW.
Após o Hyundai HB20S, o Nissan Versa e VW Voyage, ambos também 2019, aparecem na segunda e terceira posições (16,05% e 14,75%, respectivamente) entre os sedãs compactos que mais ganharam valor .
O modelo menos valorizado dentre os dez pesquisados pela Mobiauto foi o Ford Ka Sedan 2021: 1,42%. Como ele foi descontinuado, o “lanterninha” da pesquisa, entre os modelos ainda em produção foi o Renault Logan 2021, com 3,92% de alta nos preços no último ano.
A pesquisa analisou os preços de 142 veículos, sempre comparando a média de preços do 1º semestre de 2021 versus igual período deste ano, obtendo, com isso, o percentual de variação nos valores.