Perto do lançamento, Chevrolet Sonic já dispensa camuflagem
Nova linha de carros compactos da GM chega no final de maio com motor 1.6
A Chevrolet já não faz mais questão de esconder a cara do Sonic, que circula livremente sem camuflagem pelos arredores de São Caetano do Sul (SP), onde fica a principal base da GM no país. O flagra da vez foi do modelo sedã, que será lançado junto da versão hatchback em evento marcado para o dia 30 de maio, já na próxima semana.
O modelo fotografado pelo leitor Rafael da Costa no bairro de Pinheiros, em São Paulo (SP), é da série top de linha LTZ, que virá com rodas aro 16” com desenho mais esportivo, entre outros itens de interior para conforto e entretenimento.
Concorrente direto do Ford New Fiesta na categoria dos chamados “compactos premium” e com menos intensidade de modelos como VW Polo, Fiat Punto e até o Citroën C3, o Chevrolet Sonic iniciará sua participação no mercado brasileiro primeiramente importado da Coreia do Sul, o que vai complicar a estratégia da marca na definição dos preços. Mas isso vai durar pouco tempo: até o final de 2012 o compacto da GM também será produzido no México, país com o qual o Brasil tem acordos especiais para o livre comércio de automóveis.
A mudança do remetente da importação entre Coréia e México, porém, pouco deve mudar esse panorama de valores. Isso deve acontecer somente no caso do modelo ser de fato nacionalizado, o que também não é descartado pela empresa, segundo apurou o AUTOO.
Os valores esperados para o Sonic devem começar acima dos R$ 45.000 chegando até R$ 60.000 na versão mais equipada, no caso o Sedan LTZ com câmbio automático de 6 marchas - todos virão com motor 1.6 flex de 120 cv. Ao todo, serão 6 versões do carro: sedã e hatch serão distribuídos entre as opções LT com câmbio manual e LT com transmissão mecânica ou automática.
Agitação no porto
Nossas fontes ainda apontaram que as importações do carro já estão em ritmo acelerado, além de revelarem algumas peculiaridades sobre os tramites. O Sonic Sedan LTZ com transmissão automática (como o modelo flagrado) desce do navio com valor fob (sem adição de impostos e demais encargos) de US$ 10.400 (cerca de R$ 21.500) aos cofres GM do Brasil. Além desse valor, há ainda taxas de frete (US$ 775), seguro de viagem e uma batelada de impostos brasileiros.