Pernas robóticas da Honda ajudarão deficientes físicos a andarem
Companhia japonesa cria dispositivo de assistência ao caminhar. Equipamento está em fase de testes
A Honda não produz apenas automóveis e motocicletas. A companhia japonesa também fabrica aviões, geradores de energia, bicicletas, quadriciclos, motores de barcos, células de energia solar e até robôs. Agora, a empresa mostrou seu mais novo projeto inovador, o dispositivo de assistência ao caminhar.
O próprio nome já diz qual é o objetivo do equipamento. O dispositivo pode ser preso à cintura de pessoas com habilidade de andar reduzida, doenças ou outras causas que dificultem a locomoção a pé, exatamente para auxiliá-las nesta tarefa.
Sensores traçam, com base no ângulo de inclinação do quadril e através de diversos cálculos, o tempo que cada perna demora para levantar do chão e dar um passo. Desta maneira, o dispositivo de assistência de caminhada da Honda impulsiona as pernas do debilitado, auxiliando-o a cumprir o movimento com mais facilidade.
Veja também: Honda mostra substituta da Hornet
A empresa afirma que o público alvo do dispositivo serão pessoas que sofreram um acidente vascular cerebral, doença que deixa problemas de locomoção como sequelas em boa parte dos casos. A companhia não afirma quando terminará a fase de testes do assistente, nem quanto ele vai custar quando for lançado.
Com baterias de íons de lítio, o equipamento, que pesa apenas 2,7 kg, pode funcionar por uma hora.