Paris quer proibir trânsito de carros no centro da cidade a partir de 2024
Capital francesa segue disposta a reduzir a poluição sonora e do ar, o que deve impactar diretamente o tráfego de veículos
Ao que tudo indica, os carros terão circulação mais restrita em Paris nos próximos anos.
A capital da França já anunciou um plano que limita a velocidade dos veículos na cidade a 30 km/h. O projeto foi adiado para 2024, mas pode ser que se crie uma zona no centro da metrópole onde a circulação dos veículos será totalmente proibida. A restrição também entraria em vigor dentro de dois anos.
O objetivo é criar uma zona pacífica em uma ampla área do centro da cidade. Com isso, as autoridades esperam reduzir a poluição sonora e do ar nesta região, já que não haveria mais carros para poluir das duas formas. Apenas pedestres, ciclistas e moradores locais poderiam frequentar a área de restrição.
A zona proibida para carros iria da Praça da Concórdia, na zona oeste da cidade, até a Praça da Bastilha, pegando boa parte da extensão do Rio Sena. Alguns dos principais pontos turísticos da cidade estão nessa parte da cidade. É o caso do Museu do Louvre e da Catedral de Notre-Dame.
Exceções
Evidentemente que não são todos os veículos que serão proibidos de frequentar a área. Viaturas policiais e do Ministério da Defesa, pessoas com mobilidade reduzida e lojistas poderão passar pela zona restrita. Até mesmo táxis e caminhões de entrega serão permitidos, contanto que sejam classificados como “veículos eficientes”.