Para que serve o controle eletrônico de estabilidade, obrigatório a partir de 2024?
Sistema de segurança passou a fazer parte dos itens de série de veículos junto com outros equipamentos
A partir de 1º de janeiro de 2024, além do sistema eletrônico de estabilidade (ESC), outros itens de segurança passaram a ser obrigatórios em todos os carros novos vendidos no Brasil. Entre os quais os alertas de uso do cinto e de frenagem de emergência, conforme a resolução 567 do Contran (Conselho Nacional de Trânsito).
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No caso do controle eletrônico de estabilidade (ESC), os ganhos em termos de segurança dos ocupantes são grandes, mas nem sempre quem compra um carro zero quilômetro sabe exatamente do que se trata. Estamos falando de um sistema eletrônico avançado projetado para ajudar os motoristas a manter o controle de seus veículos em situações de emergência ou em condições de direção desafiadoras.
Ele funciona monitorando continuamente a trajetória do veículo e detectando qualquer desvio inesperado da rota pretendida. Quando o sistema detecta que o veículo está prestes a entrar em uma situação de derrapagem ou perda de controle, ele intervém automaticamente, aplicando frenagem seletiva em cada roda individualmente e ajustando o torque do motor, conforme necessário.
Sistema ajuda a salvar vidas
Isso ajuda a corrigir a trajetória do veículo e a evitar acidentes, especialmente em curvas acentuadas, superfícies escorregadias ou manobras mais bruscas. O objetivo principal do ESC é proporcionar uma camada adicional de segurança aos motoristas e passageiros, reduzindo significativamente o risco de capotamento e colisões causadas por perda de controle do veículo.
Estudos têm demonstrado que veículos equipados com ESC têm uma probabilidade muito menor de se envolver em acidentes graves em comparação com veículos sem essa tecnologia.A decisão do Contran de tornar o Controle de Estabilidade e os demais itens obrigatórios, reflete um compromisso com a segurança viária e a redução do número de acidentes nas estradas.
“A principal função do ESC é ajudar os motoristas a manterem o controle sobre seus veículos em condições adversas, como curvas acentuadas, superfícies escorregadias ou manobras evasivas. Ao aplicar frenagem seletiva em cada roda individualmente e ajustar o torque do motor conforme necessário, o ESC ajuda a corrigir a trajetória do veículo e a evitar acidentes graves”, diz Danilo Ribeiro, Coordenador do CTTi (Centro de Tecnologia, Treinamento e Inovação) da DPaschoal.
Ainda segundo ele, “estudos demonstraram que veículos equipados com esse sistema têm uma probabilidade significativamente menor de se envolverem em acidentes graves do que aqueles sem essa tecnologia. Isso significa que o ESC pode salvar vidas e reduzir o número de acidentes nas estradas brasileiras, tornando a condução mais segura para todos os usuários da via.”, finaliza.
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