Pajero Sport 2021 estreia com visual atualizado e nova versão topo de linha beirando R$ 320 mil
Modelo ainda traz sistema de controle remoto de algumas funções por meio de aplicativo
Consolidando o Pajero Sport como seu modelo flagship, jargão de marketing utilizado para classificar os produtos mais sofisticados, a Mitsubishi inicia nesta terça-feira as vendas do SUV grande em sua linha 2021 no Brasil.
Ano que será marcado pelas atualizações visuais de diversos modelos dessa categoria, como as duplas Toyota Hilux/SW4 e Chevrolet S10/Trailblazer, o novo Pajero Sport 2021 trouxe um interessante retrabalho para a dianteira e a traseira.
Na parte frontal, o SUV passa a contar com grade e para-choque reformulados. Os para-lamas também foram revistos e permitiram posicionar o capô de uma forma mais elevada. Isso foi possível uma vez que os faróis, agora com iluminação full-LED, são novos e tornaram-se mais afilados em relação ao modelo antes do facelift. Com isso, a Mitsubishi criou um conjunto óptico secundário para abrigar o sistema Adaptive Front Lighting System (AFS), que direciona o feixe de luz de acordo com o esterço do volante, além do farol de neblina auxiliar. As luzes de direção frontais também foram deslocadas para esse mesmo grupo.
Uma das regiões mais polêmicas do SUV, a traseira do modelo passou uma revisão. As lanternas passam a contar com iluminação totalmente em LED e foram redesenhadas, ficando ligeiramente mais curtas. Com isso, a área reflexiva da peça foi deslocada para o para-choque, que também é novo. O modelo recebeu ainda um aerofólio renovado, que proporciona ganhos aerodinâmicos mais relevantes, além de antena tipo tubarão.
Por dentro, o Pajero Sport 2021 traz como principal aprimoramento uma nova central multimídia com tela de 8” (na versão HPE-S) e suporte aos principais sistemas de espelhamento para smartphones. Foram também revistos o console central, que está um pouco mais estreito para melhorar a área livre para a perna dos ocupantes, além de detalhes do acabamento interno como a adoção de um novo tipo de couro para o revestimento interno. O freio de estacionamento preserva o acionamento elétrico e acrescenta a função Auto Hold nova linha.
Uma tecnologia que estreia na nova linha do Pajero Sport é o sistema Remote Control. “Desenvolvido pela Mitsubishi Motors, ele permite que o cliente conecte o seu smartphone ao veículo e, remotamente, execute diversas funções a distância, tais como acionar a abertura da tampa elétrica do porta-malas, verificar a abertura dos vidros, trancar as portas ou até mesmo acender os faróis de LED. A tecnologia ainda permite o envio de avisos importantes ao cliente diretamente para o seu aparelho celular ou smartwatch”, detalha a fabricante. A funcionalidade, acrescenta a Mitsubishi, opera via Bluetooth para se comunicar com o veículo.
Mecanicamente nada muda e o Pajero Sport 2021 segue equipado com o motor 2.4 turbodiesel de 190 cv e 43,9 kgfm, que trabalha em conjunto com o câmbio automático de 8 marchas. O sistema de tração Super Select 4WD-II conta com quatro modos de operação, incluindo a reduzida, e pode ser operado por um seletor no console central. Cada modo tem uma configuração específica e todos são capazes de otimizar a tração para cada tipo de piso, alterando automaticamente a potência do motor e ajustando transmissão, sistema de freios e os controles de estabilidade e de tração. O modelo conta com o bloqueio do diferencial central bem como do diferencial traseiro (RD Lock).
Um dos pontos que chama a atenção no Pajero Sport 2021 será a sua faixa de preço. Importado da Tailândia, em sua nova configuração topo de linha HPE-S o SUV será tabelado em R$ 318.990. De qualquer forma ele é bem completo, o que permite lidar melhor com a cifra elevada pedida pela Mitsubishi. De série, o Pajero Sport HPE-S contará com itens de tecnologia mais avançados, com destaque para o piloto automático adaptativo (ACC), recurso interessante e prático no uso rodoviário; além monitoramento de pontos cegos (BSW) com aviso de mudança de faixa; painel de instrumentos digital; tampa do porta-malas com abertura elétrica e sistema hands-free; teto solar, entre outros.
Em seu catálogo de entrada, que segue conhecido como HPE, o Pajero Sport 2021 parte de R$ 291.990. Ele poderá receber o “Comfort Pack”, que acrescenta o piloto automático adaptativo e o teto solar por mais R$ 8.000.
Entre seus rivais diretos, hoje temos na mesma categoria do Pajero Sport o Chevrolet Trailblazer Premier tabelado em R$ 257.490. Ele é oferecido somente com motor 2.8 turbodiesel e traz de série nessa configuração os alertas de pontos cegos, colisão frontal (sem frenagem automática) e saída de faixa (sem correção ativa) como itens de série. O líder em vendas do segmento segue o Toyota SW4, que parte de R$ 184.990 com motor 2.7 flex e alcança R$ 293.990 no catálogo SRX Diamond com motor 2.8 turbodiesel. Apesar do preço, o Toyota não traz itens mais avançados de assistência ao condutor como o Pajero Sport e o Trailblazer.
A Mitsubishi espera emplacar um volume de 250 a 300 unidades por mês do Pajero Sport 2021.