Pajero Dakar 2014 ganha potência e quinta marcha
SUV da Mitsubishi ainda tem incrementos visuais e novos equipamentos na nova linha
A Mitsubishi do Brasil já oferece em sua rede de lojas a linha 2014 do SUV Pajero Dakar. Na nova gama, a montadora atualizou o conjunto mecânico da versão diesel e também acrescentou novos detalhes visuais e mais itens de série.
O visual reformulado está evidenciado na grade frontal, que ficou ainda mais cromada e ganhou um formato semelhante ao de carros mais recentes da marca, como o Outlander. Outras novidades são os repetidores de seta nos retrovisores e o novo desenho aerodinâmico do teto, concebido para diminuir o acumulo de poeira na traseira do veículo.
Mas as alterações mais significativas estão na versão equipada com motor diesel. Na linha 2014, a performance do motor 3.2 24V foi elevada. A potência subiu de 170 cv para 180 cv e o torque máximo foi de 35 kgfm para 38 kgfm. O câmbio automático, opção única para esse motor da Dakar, ganhou uma quinta marcha e comando sequencial por borboletas atrás do volante. A caixa ainda pode operar em quatro modos: 4x2 (2H), 4x4 (4H), 4x4 bloqueado (4HLc) e 4x4 bloqueado com reduzida (4LLc).
O Pajero Dakar diesel também ganhou um tanque de combustível 20% maior na nova linha, com capacidade para 90 litros. Segundo a montadora, esse reservatório garante um alcance superior a 1.000 km.
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A outra versão do SUV leva o motor 3.5 V6 Flex capaz de gerar até 205 cv e 33,5 kgfm de torque quando abastecido com etanol. Nesse modelo, o câmbio também é automático sequencial de cinco marchas.
A versão top de linha HPE, com motor a gasolina ou diesel, ainda recebe na nova linha itens como faróis de xenônio, bancos do motorista e passageiro com ajuste elétrico, sensores de chuva e de estacionamento, novas rodas de liga leve aro 17” e câmera de ré. Essa versão também contém sistema multimídia com conexões externas e GPS, além de 7 assentos (há dois bancos rebatíveis no porta-malas).
Impressões ao dirigir
O AUTOO teve contato com o Pajero Dakar HPE diesel, justamente a versão que mais mudou. O aumento da potência e torque do motor 3.2 é notado na maior desenvoltura do veículo para acelerar em trechos de asfalto, facilitando retomadas de velocidade e ultrapassagens. Colabora para isso também o fato do câmbio automático apresentar trocas de marcha suaves, livre de trancos, tornando o veículo mais confortável.
Em trechos off-road o Dakar diesel também vai bem, mas caminhos complicados exigem maior cuidado e perícia do motorista por conta da suspensão ser mais adaptada a pistas asfaltadas do que trechos de baixa aderência, como terra e lama. A picape L200 Triton, que tem a mesma plataforma e motorização do SUV, conta com recursos mais apropriados para o uso fora-de-estrada “radical”, mas a divisão brasileira da Mitsubishi não os aplica no utilitário para não comprometer sua proposta de conforto.
Os novos itens são bem-vindos, principalmente os faróis de xenônio, que aumentam e muito o campo de visão a noite. A central multimídia também conta com uma interface de fácil controle, em especial o GPS, com comandos intuitivos e sistema rápido.
Preços da linha 2014:
Pajero Dakar HPE diesel – R$ 172.990
Pajero Dakar HPE flex – R$ 146.990
Pajero Dakar diesel – R$ 146.990