Outubro promete enxurrada de lançamentos
Duster, New Fiesta e Hilux reestilizada são algumas das novidades previstas para estrearem no mercado brasileiro
Outubro será um daqueles meses em que teremos pelo menos um carro novo sendo apresentado por semana, isso porque Ford, Toyota, Mini, Renault, Peugeot e Fiat estão entre as marca que prometem novidades no país.
O primeiro modelo a fazer as honras e abrir a temporada de lançamentos do mês será o Duster. O crossover da Renault estréia já na próxima terça-feira, dia 04, e vem com a missão de atrapalhar a festa da Ford, que domina o segmento desde o lançamento do EcoSport em 2003. Com porte avantajado (chegando a ser tão grande quanto um Tucson), o crossover da Renault terá versões 4x2 e 4x4, além dos motores 1.6 e 2.0 que já equipam alguns modelos da marca.
No dia seguinte a Ford apresenta o New Fiesta Hatch que inicialmente será importado da fábrica de Cuautilán no México. Conforme apurou o AUTOO, o modelo terá três opções de acabamento e apenas uma opção de motor, o Sigma 1.6 que gera até 115cv, e de câmbio, manual de cinco marchas. O New Fiesta chega para desafiar carros muito bem consolidados no mercado como Fiat Punto e Citroën C3.
Um pouco mais adiante, no dia 10, a Mini apresentará o Coupé, versão mais apimentada da família britânica. O modelo virá ao Brasil apenas com a opção do motor 1.6 16V e com potência de 122 cv para a versão aspirada e 184 cv para a versão S com motor turbo.
No dia 18 será a vez da Peugeot apresentar o cupê RCZ, concorrente direto do Audi TT. Com motor 1.6 THP, turbo com injeção direta de combustível, o esportivo promete chegar com um preço abaixo dos R$ 150 mil, valor bastante interessante já que o seu concorrente direto começa em torno dos R$ 200 mil.
No final do mês chega a dupla Hilux e SW4 reestilizadas. Os utilitários, que ganharão esta última reestilização para se manter no mercado até a chegada da nova geração, serão apresentados no Brasil no dia 31. Ambos ganharão leves retoques nos faróis, grade e para-choque dianteiros e lanternas traseiras.
Mas não é só. Ainda sem data definida, a nova geração do Fiat Palio, ou Projeto 326, tem tudo para se transformar no principal lançamento de 2011. O modelo compartilhará vários componentes com os irmãos Uno e Punto e deverá dar origem a uma nova família de carros (o sedã Siena, a picape Strada, a perua Palio Weekend e supostamente um novo crossover nos moldes do EcoSport). O modelo trará os mesmos motores utilizados na gama atualmente, Fire 1.0 e 1.4 que equipam o novo Uno, e o E.torQ 1.6 16V que equipa a atual geração.
A mesma Toyota fará uma pré-apresentação do híbrido Prius, que chega ao país em 2012, após vários adiamentos.