Os novos sedans compactos que chegam em breve ao mercado
Gosta desse tipo de carroceria? Então confira as boas novidades que chegam ao mercado em breve
Enquanto o mercado (e o público) abraça os SUVs como a carroceria da vez, os sedans, de forma discreta, ainda representam uma fatia significativa na venda de carros novos no Brasil.
Em especial no segmento de compactos, onde os sedans figuram como boas alternativas para famílias que precisam de mais espaço para bagagens sem gastar tanto na aquisição de um carro novo, a categoria receberá uma atenção especial ao longo dos próximos meses.
Vale a pena relembrarmos que os sedans compactos ganharam reforços interessantes há pouco tempo, como a chegada do Fiat Cronos, Toyota Yaris Sedã e Volkswagen Virtus ao mercado, modelos que elevaram o patamar da categoria em termos de design, conectividade e eficiência. Dessa “nova leva”, o Volkswagen Virtus vêm registrando uma ótima aceitação, hoje ocupando o terceiro lugar em vendas no segmento, somando 21.965 emplacamentos de janeiro a junho deste ano.
Modelo que promete mexer bem com a categoria ainda neste semestre será o novo Onix Sedan ou o sucessor do Prisma, conforme a designação que a Chevrolet adotará para ele por aqui.
Já revelado na China, o novo modelo chegará bem alinhado com as propostas mais recentes dentro do segmento, com destaque para a presença de um avançado motor 1.0 turbo com injeção direta de combustível e um habitáculo que promete ser espaçoso, com bom acabamento e oferecendo nível de equipamentos diferenciado, como o 4G embarcado na central multimídia.
Até onde se sabe, inicialmente o novo sedan não vai tirar nenhum outro três volumes de linha na gama Chevrolet produzida no Brasil, portanto coexistindo com Prisma, Cobalt e Cruze. A ideia é que o Onix Sedan, como é chamado na China, seja um rival da marca norte-americana para o VW Virtus, Honda City, Toyota Yaris Sedã, entre outros modelos que seguem as linha dos “compactos premium”, como se convencionou chamar esses modelos aqui no Brasil. Em sua versão topo de linha, a novidade da Chevrolet deverá custar por volta de R$ 80.000.
Outro sedan compacto que vale a pena aguardar é a segunda geração do Hyundai HB20S. O modelo pode chegar ao mercado ainda neste ano ou, no mais tardar, no início de 2020. Segundo relatos iniciais de quem já conheceu o modelo de perto, o três volumes de entrada da Hyundai produzido do Brasil vai ganhar um novo design com aspecto mais arrojado, bem como maior capacidade de carga no porta-malas. Apesar da Hyundai preservar a plataforma nos novos HB20 e HB20S, a dupla pode contar com ganhos no entre-eixos, o que deverá melhorar o espaço para os passageiros que ocuparem o banco traseiro.
A maior eficiência do novo HB20S ficará a cargo do motor 1.0 com turbo e injeção direta (de potência na casa dos 120 cv) e a Hyundai, assim como a GM com seu Onix Sedan, também deverá oferecer equipamentos mais avançados na versão topo de linha do HB20S, com destaque para o piloto automático adaptativo e assistente de permanência em faixa, algo que vamos constatar na época do lançamento. De qualquer forma, HB20 e HB20S em suas novas gerações finalmente receberão os controles de tração e estabilidade, uma dupla muito importante e que faz falta atualmente nos dois modelos.
Por fim, também vale a pena ficar de olho na nova geração do Nissan Versa, revelada neste ano nos EUA. O modelo produzido no México segue o visual da nova geração do March e traz formas muito mais interessantes do que o sedan atualmente comercializado no Brasil. Apesar de manter a mecânica, o modelo muda completamente por fora e por dentro e ganha mais tecnologia, como a inclusão de recursos como o alerta de colisão com frenagem automática de emergência, alerta de pontos cegos nos retrovisores, entre outros. É bem possível que o novo Versa chegue ao mercado brasileiro no decorrer de 2020 importado do México.
Com todas essas novidades, o segmento de sedans compactos vai se modernizar consideravelmente e não faltarão ótimas opções para os mais variados gostos e bolsos.