Os melhores sedãs automáticos baratos

Deseja um carro para a família com câmbio automático? O mercado reserva boas opções
Volkswagen Voyage 2019

Volkswagen Voyage 2019 | Imagem: Divulgação

Você já conferiu nosso especial onde abordamos as melhores escolhas entre os carros automáticos mais baratos do Brasil, onde preferencialmente reunimos hatches que custam até R$ 60.000.

Agora retomamos o tema para falar de uma categoria onde o câmbio automático é ainda mais relevante, no caso os sedãs. Dessa vez, seguindo o raciocínio do especial que citamos anteriormente, também vamos reunir aqui as opções mais baratas do mercado, classificando-os em ordem de preferência pelo conjunto que entregam, custo-benefício, nível de segurança, dentre outros atributos.

Assim como em nosso especial envolvendo os hatches automáticos, também não vamos considerar em nosso especial sobre os sedãs automáticos mais baratos do Brasil modelos com transmissão automatizada, como é o caso do Fiat Cronos Drive 1.3 GSR. Esse tipo de câmbio não oferece a mesma suavidade de operação que uma caixa automática convencional e, por ser um sistema mais simples, também custa menos que as transmissões automáticas com conversor de torque, CVT, dentre outras. Por essa razão, adotamos a postura editorial de não mesclar carros automatizados com automáticos convencionais.

Confira então abaixo nossa lista com as melhores opções de sedãs automáticos baratos:

6º – Chevrolet Prisma Advantage – R$ 60.590

Assim como ocorre com o Onix Advantage, o ponto mais forte do Prisma Advantage reside no preço. O modelo também oferece um bom porta-malas com capacidade para 500 litros e uma cabine suficiente para acomodar 4 adultos com conforto. A grande questão é que o motor 1.4 mostra-se “pouco” para o carro em especial com o sedã carregado e utilizando gasolina. A sensação é que mais potência e torque cairiam muito bem ao modelo. De qualquer forma, o Prisma hoje é o sedã mais vendido do Brasil amparado justamente no custo-benefício competitivo, o que lhe favorece em termos de liquidez e baixa desvalorização, mas ele não é o oferece o melhor conjunto entre os sedãs mais baratos do Brasil. Vale a pena seguir adiante na lista.

5º – Volkswagen Voyage automático – R$ 59.990

O Volkswagen Voyage já é um veterano no mercado, porém a combinação do motor 1.6 16V e o câmbio automático de 6 marchas caiu muito bem ao sedã. Ele tem um preço tão interessante quanto o concorrente da Chevrolet analisado anteriormente, mas é um carro mais desenvolto em termos de desempenho. Seu câmbio também é mais avançado e oferece modo esportivo e até mesmo a possibilidade de trocas sequenciais por meio de aletas no volante como um opcional. Também é possível equipar o Voyage automático com central multimídia e deixá-lo com uma configuração bem completa em termos de equipamentos. Uma pena que ele só fica devendo os controles de estabilidade e tração.

4º – Hyundai HB20S Comfort Plus com blueMedia 1.6 automático – R$ 64.650

O HB20S 1.6 automático pode ser mais caro, porém traz central multimídia de série. Se você equipar os concorrentes com o aparelho, o preço deles também ficará próximo ao que a Hyundai cobra por seu sedã. Hoje em dia a central multimídia é um item cada vez mais desejado e a Hyundai adota, em nossa opinião, uma estratégia correta. Vale a pena adquirir um modelo com o aparelho até mesmo pela conveniência e segurança que oferece ao espelhar o smartphone direta na tela da central multimídia, o que permite operar aplicativos de navegação ou música de uma forma mais segura. O HB20S com motor 1.6 16V e câmbio automático oferece bom nível de desempenho, apesar do consumo ser um pouco mais elevado em relação aos concorrentes. Ele traz um conjunto um tanto quanto mais “nobre” em relação à Voyage e Prisma Advantage, porém não conta com os controles de estabilidade e tração, algo que só deverá ser resolvido na próxima geração.

3º – Ford Ka Sedan SE Plus 1.5 automático – R$ 63.100

Aqui vale um esclarecimento: o Ka Sedan 2019 até oferece uma versão mais acessível com câmbio automático, no caso a SE de R$ 60.600, porém o catálogo SE Plus compensa o gasto financeiro extra ao acrescentar recursos relevantes como central multimídia, sensor de estacionamento e piloto automático. Certamente você leva para a garagem de casa um carro que oferece mais conforto e terá melhor liquidez no futuro. A favor do Ka, além do bom custo-benefício, está a modernidade de seu motor 1.5 com 3 cilindros. Ele oferece bom nível de desempenho ao modelo e baixo consumo, dois atributos muito esperados em qualquer automóvel recente. A cabine do Ka Sedan atende uma família com tranquilidade, bem como o porta-malas para 445 litros de bagagens.

2º – Nissan Versa 1.6 SV CVT – R$ 62.490

Quando se pensa em um carro familiar, com amplo espaço interno e conforto para os passageiros, poucos entregam isso tão bem quanto o Nissan Versa. Quem conhece o modelo sabe o ótimo nível de espaço interno que o Versa é capaz de oferecer, deixando uma área livre para as pernas dos passageiros no banco traseiro que poucos concorrentes sequer conseguem igualar. A favor do Versa automático também pesa o câmbio CVT, tipo de caixa das mais eficientes hoje em dia disponíveis no mercado. Dentro da categoria, só ele oferece a transmissão automática com essa tecnologia. Seu motor 1.6 16V também é muito bom e oferece recursos como o comando de válvulas variável para ajudar na economia de combustível e no desempenho. O Versa já dá sinais de desgaste visual e pede por uma renovação, em especial quando observamos o design da cabine, porém, em termos de conjunto, ele é uma ótima pedida para quem quer um sedã automático acessível.

1º – Toyota Etios Sedã X automático – R$ 59.290

O Toyota Etios Sedã X é a melhor pedida para quem quer um sedã automático barato porque reúne vários atributos. Em primeiro lugar, é o que é mais importante, além de ser um dos mais baratos da lista ele já traz os controles de tração e estabilidade de série, algo muito relevante e que realça a segurança sobretudo em um carro de proposta familiar. Apesar do câmbio automático ter apenas 4 marchas, seu motor 1.5 16V é muito competente e consegue compensar esse fato, conferindo ao Etios Sedã nível de desempenho e consumo igual ao de concorrentes com transmissões 6 marchas. Design está longe de ser seu ponto forte, mas o estilo quadradão do Etios Sedã lhe confere um dos maiores porta-malas do segmento, com capacidade para 562 litros, e bom espaço interno para 5 passageiros. Na versão X, ele só deve um sistema de som, mas você pode facilmente adquirir até mesmo uma central multimídia oferecida como um acessório original da marca e deixá-lo completo. É uma excelente escolha entre os sedãs!

Vale a pena considerar também

Não os colocamos na lista porque seus valores já extrapolam um pouco o que podemos classificar como sedãs baratos, mas, pela modernidade de seus conjuntos também é muito interessante você considerar a compra de um Volkswagen Virtus ou um Fiat Cronos Precision automático.

O sedã da VW, no caso, é o mais moderno e sofisticado da categoria, com uma plataforma moderna e oferecendo alto nível de segurança. Com câmbio automático e motor 1.6 16V, mesmo conjunto do Voyage, ele parte de R$ 66.525 e pode receber os controles de tração e estabilidade como um opcional. Se o orçamento permitir, vale a pena considerar a versão Comfortline (R$ 74.680) por ela contar com o motor 1.0 TSI (turbo com injeção direta), um dos propulsores mais eficientes fabricados no Brasil.

Outro modelo que pode ser colocado no radar é o Fiat Cronos na versão Precision automática. Nessa versão o modelo conta com uma caixa com conversor de torque de 6 marchas e um competitivo preço de R$ 69.990. O Cronos, assim como o Virtus, é um modelo com ótimo comportamento e seu nível de acabamento é superior a muitos modelos da categoria. Por esse valor já traz os controles de tração e estabilidade, central multimídia, piloto automático, sensor de estacionamento, entre outros. Uma pena que, mesmo com start-stop, seu motor 1.8 16V fique devendo um consumo melhor.  

Volkswagen Voyage 2019

Volkswagen Voyage 2019

César Tizo

O "Guru dos Carros", César Tizo se juntou ao time este ano e está à frente dos portais AUTOO e MOTOO. É o expert em aconselhar a compra de automóveis

Recomendados por AUTOO

Youtube
Dilema das picapes: Ranger XLS ou Titano completa?

Dilema das picapes: Ranger XLS ou Titano completa?

Modelos da Ford e da Fiat têm pacotes diferentes, mas preços próximos
Aviação
Mais um país recebe o maior avião brasileiro

Mais um país recebe o maior avião brasileiro

Embraer entregou o primeiro C-390 Millennium para seu terceiro cliente
MOTOO
Nova Bajaj 250 é pedra no sapato de Honda e Yamaha

Nova Bajaj 250 é pedra no sapato de Honda e Yamaha

Dominar 250 2025 tem pacote completo e preço atrativo, mas conjunto pesado; análise