Os 40 anos do VW Gol, o carro mais vendido do Brasil - parte 3

Apesar de chamado de G5, a atual geração do Gol foi a segunda na prática quando o modelo passou a contar com a plataforma PQ-24
Volkswagen Gol 2009

Volkswagen Gol 2009 | Imagem: Divulgação

Depois de 14 anos da segunda geração – o mesmo tempo de existência da primeira – a terceira geração de fato foi apresentada em julho de 2008. Com ela, o Gol finalmente ganhava uma nova plataforma, a PQ-24 – derivada do Polo e Fox – e aderia ao motor instalado na posição transversal, como seus concorrentes.

A terceira geração estreava um novo estilo com vincos marcantes nas laterais, dianteira inspirada no SUV Tiguan, e lanternas traseiras que faziam uma referência ao modelo de 1980. O interior passava a contar com um visual mais moderno e com acabamento melhor, enquanto o pacote de equipamentos também era reformulado.

Nessa nova geração, os motores também foram revistos, com o 1.0 passando a entregar 72 cv com gasolina e 76 cv com etanol, enquanto o motor 1.6 possuía 101 e 104 cv de potência (gasolina e etanol). Os propulsores 1.8 e 2.0 eram finalmente aposentados assim como as versões turbo e esportivas do hatch.

Ao contrário do que vinha acontecendo, na terceira geração o Gol veio acompanhado apenas do sedan Voyage e da picape Saveiro, deixando de lado a Parati pela primeira vez. E por falar no Voyage, o modelo voltava em grande estilo, ostentando um visual bem equilibrado, 4 portas e motores mais modernos do que sua última geração.

O primeiro facelift

A terceira geração recebeu retoques no visual em 2012 com destaque para os faróis que ficavam maiores, e mais parecidos com os do Polo europeu. A traseira do hatch recebia novas lanternas que ficavam levemente maiores e um pouco mais amendoadas, enquanto o sedan estreava lanternas na horizontal.

Nesse mesmo ano, a Volkswagen apostava na inédita versão de duas portas do Gol – que não se via desde a chegada da segunda geração em 1999 – trazendo um aspecto mais moderno e esportivo ao hatch. Essa mesma versão aposentou de vez o antigo Gol “G4” que sobrevivia como modelo de entrada. No ano seguinte, o Gol estreava pela primeira vez o câmbio automatizado – i-Motion – que trabalhava somente com o motor 1.6 de 104 cv.

O segundo facelift

Uma segunda atualização de estilo era aplicada a linha Gol em meados de 2016. Os faróis ficaram ainda maiores – mas com parábolas simples – e a dianteira ficava mais agressiva, por conta do novo desenho do para-choque.

Uma atualização no interior também era vista, com um novo desenho para o painel, volante e saídas de ar-condicionado. Foi também nessa temporada que o Gol recebeu o sistema multimídia pela primeira vez.

As lanternas traseiras foram alteradas e ficaram maiores e mais quadradas, e buscavam inspiração no Polo europeu. Foi também nesse ano em que a Volkswagen trocou o antigo motor 1.0 VHT, pelo novo EA211 de 3 cilindros de 12v que fez sua estreia no subcompacto up!.

O terceiro e atual facelift

Diferentemente das demais gerações, a terceira foi a que mais teve retoques desde que foi apresentada. A terceira atualização de estilo buscava inspiração no visual da versão aventureira – a Track – com faróis de dupla parábola e para-choque mais encorpado.

No restante, o hatch ainda continuava com o mesmo visual de 2016. A atualização de 2018 ainda trouxe uma inédita novidade para o modelo: o câmbio automático de 6 velocidades. Além do novo câmbio, o motor 1.6 agora passava a ser o mesmo do Polo – o MSI de 110/120 cv – e o 1.0 seguia idêntico ao do up!.

Volkswagen Gol 2009

Volkswagen Gol 2009

Gol Highline

Gol Highline

Recomendados por AUTOO

Youtube
Fiat Fastback Abarth

Fiat Fastback Abarth

SUV Cupê tem veneno na medida certa
Aviação
Áustria terá ajuda da Holanda para comprar seus Embraer KC-390

Áustria terá ajuda da Holanda para comprar seus Embraer KC-390

Rival do Hercules deve chegar ao país da Europa em 2027
MOTOO
Veja os preços da nova Zontes 350!

Veja os preços da nova Zontes 350!

Novas T350, T350x, R350 e V350 aparecem em site da empresa