Os 10 carros que chegam em 2018 e valem a espera

No próximo ano, o mercado brasileiro terá várias novidades que prometem mudar o panorama das ruas
Citroën C4 Cactus 2018

Citroën C4 Cactus 2018 | Imagem: Divulgação

Já estamos rumando para o fim de 2017 e, com ele, imaginando o que nos aguarda em 2018. Ao menos em matéria de novos carros teremos novidades que prometem. Com o fim do Inovar-Auto, o programa de incentivo à indústria automobilística nacional que barrou vários veículos estrangeiros no Brasil, espera-se que a variedade de produtos aumente, embora não em uma velocidade elevada.

Os preços também não devem cair com o fim de alguns subsídios à indústria. E mesmo que o Rota 2030 seja aprovado, o sucessor do Inovar Auto também deve seguir a prática de aumentar impostos para depois tirá-los de quem investir no país e em tecnologia.

Ainda assim, dá para comemorar a chegada de veículos mais modernos e globais, ou seja, nada de nota zero em teste de impacto ou acabamento inferior – espera-se. AUTOO selecionou 10 desses lançamentos prometidos para 2018. Confira nossa lista e veja se algum deles vale a esperar.

Citroën C4 Cactus (estimado em março de 2018)

A Citroën tentou participar do mercado de SUVs compactos com o Aircross, mas ele não passa de uma minivan com ares aventureiros. No ano que vem, no entanto, finalmente a marca francesa vai ter um utilitário esportivo para chamar de seu. O C4 Cactus já está rodando em testes finais antes de entrar em produção. Como o site apurou, o SUV deverá ser lançado entre o fim do primeiro trimestre e começo do segundo. Ele será produzido em Porto Real e contará com um pacote mecânico de eficiência comprovada, o motor THP 1.6 e o câmbio automático de 6 marchas. Além disso, claro, vai ser o design único dos franceses além de soluções um tanto exóticas no bom sentido.

Fiat Cronos (estimado em janeiro de 2018)

O sedã derivado do Argo já mostrou um pouco dos seus traços que devem ter boas diferenças em relação ao hatch. É a resposta da Fiat para um segmento hoje dominado pelo Chevrolet Prisma. Além do design mais refinado, o sedã também deve fazer uso dos motores 1.8 e 1.3 do Argo – assim como as opções de transmissão automática e automatizada. Já o motor 1.0 deve ficar de fora por falta de interessados. A chegada do Cronos em janeiro de 2018 é uma boa notícia para uma marca que não conseguiu emplacar o Linea e o Grand Siena.

Kia Rio (confirmado em março de 2018)

Depois de amargar cinco anos de vendas magras durante o Inovar Auto, a marca coreana Kia está esfregando as mãos de olho no fim dos 30 pontos extras de IPI. E agora ela tem um argumento ainda melhor do que o dos tempos em que a dupla Soul e Cerato vendia muito. É que a Kia abriu uma fábrica no México em 2016 e poderá se aproveitar do acordo comercial com o país para trazer o Rio em versões hatch e sedã ao Brasil. Produzidos com foco nos EUA, os dois carros são bastante atraentes e bem equipados. A promessa é cheguem até março do ano que vem.

Renault Koleos (2018 sem data definida)

No Salão do Automóvel de 2016, a Renault apresentou três ‘SUVs’ diferentes para o Brasil, o Captur, o Kwid (mais hatch aventureiro na verdade) e o imenso Koleos. O SUV de porte médio deveria ter sio lançado este ano, mas a montadora decidiu postergar sua importação por conta do mercado ainda em recuperação. O Koleos é uma exceção numa linha de carros voltada para mercados emergentes. Nascido e produzido na Europa, ele é equipado com motor 2.5 litros de 182 cv e acabamento mais caprichado para buscar um cliente que hoje nem entra nas concessionárias da Renault. Ou seja, vai brigar na seara do Jeep Compass, Hyundai ix35 e Chevrolet Equinox. O modelo deve chegar em 2018, mas sem mês revelado.

Toyota Yaris (segundo semestre de 2018)

Está aí um carro longamente aguardado no Brasil. O Yaris já namorou nosso mercado várias vezes, mas agora é para valer. A Toyota já prepara a fábrica de Sorocaba para produzir o compacto premium no segundo semestre de 2018. Modelo global, o Yaris tem várias caras, mas a nossa deverá ser parecida com a tailandesa. Não é a mais inspirada, mas também passa longe das menos atraentes. A missão do Yaris é fazer a ligação entre o Etios e o Corolla, que custa bem mais que compacto. Mais que espaço interno, o Yaris vai tentar atrair pela lista de equipamentos e pelo estilo mais jovial – ou seja, deixe o Etios para os clientes racionais.

Volkswagen Jetta (cotado para 2018)

O Novo Jetta é o primeiro de uma lista de quatro carros novos que a Volkswagen deverá lançar no Brasil em 2018. O sedã médio ainda não foi revelado mas flagras recentes mostram um carro muito grande e mais sofisticado. Ou seja, assim como a Volks chama o Polo de “mini-Golf” é capaz de apelidar o novo Jetta de “mini-Passat”. Embora ainda não se saiba muito a respeito dele, a expectativa é que seja revelado nas próximas semanas e comece a ser produzido no ano que vem. No Brasil, pode chegar em 2018 e ocupar uma faixa de mercado que hoje já beira os 100 mil reais.

Volkswagen Virtus (confirmado em janeiro de 2018)

A primeira novidade da Volks em 2018 é o Virtus. O sedã do Polo (ex-Polo Sedan) manteve vários aspectos do hatch como parte dos motores e transmissão, painel e visual, mas tem detalhes próprios e o principal, um enorme entreeixos de 2,65 m, equivalente ao de sedãs médios. Em outras palavras, vai cobrir uma faixa do mercado onde o Voyage mais caro está e também parte da demanda do Jetta mais simples. O estilo ao menos já é uma certeza: um dos mais belos carros projetados pela Volkswagen.

Volkswagen Tiguan Allspace (confirmado em março de 2018)

Como se vê, a indústria automobilística tem o costume de fazer os modelos crescer de geração em geração. O Tiguan, por exemplo, tem hoje quase o mesmo tamanho de SUVs compactos como o HR-V e o Creta. A nova geração, no entanto, cresceu e é sua maior versão que chegará ao Brasil em 2018, chamado de Tiguan Allspace, para sete passageiros. Também mexicano, o SUV médio será importado em condições competitivas ao país.

Volkswagen T-Cross – (estimado em segundo semestre de 2018)

Não estranhe a sopa de letras que existe hoje entre os projetos de SUVs compactos da Volkswagen. A fabricante alemã está desenvolvendo vários modelos ao mesmo tempo, na ânsia de recuperar o tempo perdido. No Brasil, tudo indica que esse “jipinho” será batizado de T-Cross. Sua produção, assim como de uma inédita picape do porte da Fiat Toro, ocorrerá na fábrica de São Jose dos Pinhais, no Paraná. Além dele, a VW também prepara outro SUV um pouco maior e que sairá da filial argentina. Para quem não tinha nada nas mãos, a Volks vai sobrar em matéria de SUVs.

Volvo XC40 – (confirmado em março de 2018)

Talvez o XC40 não chame tanta a sua atenção, mas deveria. O menor SUV da Volvo começou a ser fabricado nesta semana estreará no Brasil em março do ano que vem com a meta de popularizar a marca sueca no mundo. Popularizar, claro, no mercado premium... Os suecos e seus parceiros chineses têm planos ambiciosos para os próximos anos e o XC40 tem tudo para atrair uma clientela que hoje não tem condições de ter um Volvo na garagem. Certamente, veremos mais deles rodando pelo Brasil em 2018.

Citroën C4 Cactus 2018

Citroën C4 Cactus 2018

Nova geração do Volkswagen Jetta tem as primeiras imagens sem disfarce reveladas

Nova geração do Volkswagen Jetta tem as primeiras imagens sem disfarce reveladas

Futuro SUV compacto da Volkswagen em teste

Futuro SUV compacto da Volkswagen em teste

Ricardo Meier

Comenta o mercado de vendas de automóveis e tendências sustentáveis