Os 10 carros flex mais econômicos do Brasil em 2023
Tabela deste ano do Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular é revelada
Atualizada periodicamente, a tabela do Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular (PBEV) teve a sua primeira edição de 2023 apresentada recentemente.
Coordenado pelo Inmetro, o PBEV completa 15 anos e contempla em 2023 um total de 747 modelos e versões analisados, sendo 68 deles veículos elétricos (VE) e 48 com propulsão híbrida plug-in (VEHP).
Uma das novidades neste ano para os automóveis elétricos é a inclusão da autonomia de acordo com o padrão brasileiro. Os híbridos plug-in também contarão com o alcance em modo 100% elétrico exibido na tabela mais atual.
De acordo com os responsáveis pelo programa, a ideia é “facilitar o entendimento do consumidor”.
“Em comparação à tabela anterior, há melhoria de 5% na média de consumo energético nos carros da categoria SUV grande, que caiu de 1,95 MJ/km para 1,85 MJ/km, e de aproximadamente 2% nos SUV compactos, queda de 1,84 MJ/km para 1,80 MJ/km. A melhoria se deve principalmente ao ingresso dos novos modelos elétricos e híbridos no Programa”, explica Hércules Souza, chefe da Divisão de Verificação e Estudos Técnicos (Divet).
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O PBEV segue as mesmas diretrizes definidas, desde 2015, pelo Inovar Auto e que se mantiveram presentes no Programa Rota 2030, ambos programas do Governo Federal, para avaliar o consumo energético de carros tanto a combustão, quanto elétricos. Os ensaios são baseados na metodologia norte-americana da SAE (Society of Automotive Engineers).
Desde a publicação da Portaria Inmetro Nº 377/2011, os modelos a combustão já trazem os valores na etiqueta e nas divulgações devidamente ajustados para refletir o uso cotidiano em quilômetros por litro (km/l), que são apresentados como autonomia real, por meio da aplicação de fatores de correção de aproximadamente 0,28 em relação aos valores obtidos nos ensaios em laboratório.
A declaração dos dados de eficiência energética dos carros 100% elétricos segue a mesma metodologia estabelecida pela EPA (Environmental Protection Agency) nos Estados Unidos, que também utiliza a norma SAE e já foi referendada junto às montadoras e importadores de veículos no Brasil desde 2020.
A metodologia prevê um fator de correção de 0,3 nos ensaios de autonomia dos veículos elétricos.
Os fatores de correção já são aplicados há muito tempo, tanto para carros a combustão, quanto para os elétricos, e têm o objetivo de aproximar os valores obtidos em laboratório das condições reais de uso nas ruas, trazendo uma informação mais fidedigna do consumo real dos veículos para o consumidor.
Confira, abaixo, a lista dos 10 carros flex mais eficientes de acordo com a tabela 2023 do PBEV:
Posição | Marca/modelo | Consumo energético (MJ/km) | Autonomia urbana (gasolina) | Autonomia estrada (gasolina) |
1º | Renault Kwid (Zen e Intense) | 1,36 | 15,3 km/l | 15,7 km/l |
2º | Peugeot 208 Like | 1,37 | 14,7 km/l | 16,3 km/l |
3º | Chevrolet Onix Plus 1.0 manual LT | 1,40 | 13,6 km/l | 17,5 km/l |
4º | VW Polo TSI manual | 1,42 | 14 km/l | 16,4 km/l |
5º | Fiat Cronos Drive 1.0 | 1,42 | 14 km/l | 16,1 km/l |
6º | Fiat Mobi Easy | 1,44 | 14,2 km/l | 15,5 km/l |
7º | Chevrolet Onix Plus 1.0 Turbo manual | 1,44 | 13,4 km/l | 16,9 km/l |
8º | Chevrolet Onix 1.0 manual | 1,45 | 13,3 km/l | 16,6 km/l |
9º | VW Voyage 1.0 | 1,47 | 13,8 km/l | 15,6 km/l |
10º | Renault Sandero (Life e S Edition) | 1,48 | 13,9 km/l | 14,7 km/l |